O melhor pedaço da Maçã.
Serge Cornu / Shutterstock.com
Apple Pay e outros métodos de pagamento

Serviços financeiros da Apple serão investigados no Reino Unido

A Autoridade de Conduta Financeira (Financial Conduct Authority, ou FCA) do Reino Unido iniciou uma análise com foco nos potenciais impactos da entrada das Big Techs (como a Apple, o Google, a Amazon e a Meta) na concorrência de setor financeiro em quatro categorias: pagamentos, recebimento de depósitos, crédito ao consumidor e seguros.

Publicidade

De acordo com o Financial Times, a FCA não está propondo regulamentações específicas, mas solicita que consumidores e empresas opinem sobre o impacto dos serviços dessas empresas em suas atividades. Haverá um webinar sobre os “Impactos da concorrência das Big Techs nos serviços financeiros de varejo”, no dia 28 de novembro, e a FCA aceitará as respostas até 15 de janeiro de 2023.

Nos últimos anos, a entrada das Big Techs em serviços financeiros, no Reino Unido e em outros lugares, demonstrou seu potencial para romper mercados estabelecidos, impulsionar a inovação e reduzir custos para os consumidores. Em todo o mundo, vimos a capacidade das Big Techs em oferecer novos produtos transformadores em áreas como pagamentos, depósitos e crédito ao consumidor.

Queremos garantir que esses benefícios sejam totalmente realizados e, ao mesmo tempo, garantir bons resultados ao consumidor e ao mercado. Isso é vital quando consideramos o papel das grandes empresas de tecnologia no fornecimento de infraestrutura tecnológica chave, como serviços em nuvem.

Sheldon Mills, diretor executivo da FCA

O relatório completo da FCA [PDF] observa que o órgão regulador está preocupado especificamente com o “potencial das empresas para crescer e mudar os resultados do mercado rapidamente”.

Com base em evidências nos principais mercados das grandes empresas de tecnologia e em seus ecossistemas em expansão, há riscos de concorrência decorrentes da rápida conquista de participação de mercado. Isso pode ser prejudicial à concorrência e aos resultados do consumidor.

Atualmente, alguns dos principais serviços financeiros da Maçã, como o Apple Card, não estão disponíveis no Reino Unido — mas a gigante de Cupertino adquiriu, no começo deste ano, uma startup financeira de análise de crédito sediada na região.

A companhia não comentou as operações do órgão antitruste inglês, por ora.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

★ Converta e comprima vídeos com o MacX Video Converter Pro

Próx. Post

Oferta: iPhone 13 de 128GB com 23% de desconto [atualizado]

Posts Relacionados