O melhor pedaço da Maçã.

Cópia do iOS é considerada legal, e Corellium vence disputa contra Apple

Uma derrota parcial, porém importantíssima para a Maçã
Plataforma de virtualização do iOS da Corellium

Ao longo do último ano, a disputa judicial da Apple contra a Corellium foi uma das principais para o departamento jurídico de Cupertino.

Publicidade

Para quem não está muito a par da história, a firma de segurança criou uma cópia não-autorizada do iOS, que por algum tempo foi utilizada por pesquisadores e hackers para descobrir falhas e vulnerabilidades no sistema sem a supervisão da Maçã. A Apple, então, entrou com um processo contra a firma.

Pois hoje, depois de mais de um ano de idas e vindas judiciais, a surpresa: a Corellium ganhou a primeira disputa judicial contra a Maçã. Segundo o Washington Post, um juiz da Flórida considerou que a firma usa o iOS dentro dos termos de fair use da lei dos Estados Unidos — e não infringe, portanto, os direitos autorais da Apple.

Em sua argumentação, a Apple afirmou que os produtos da Corellium poderiam representar uma ameaça de segurança ao iOS e aos seus usuários caso caíssem nas mãos erradas, já que, assim como pesquisadores de segurança, crackers e outros malfeitores poderiam utilizar as soluções da empresa para encontrar falhas e vulnerabilidades no sistema. A Maçã afirmou, também, que a Corellium não fazia distinção entre os seus clientes, vendendo seus produtos a partes de todos os lados da lei.

Publicidade

O juiz Smith, entretanto, considerou essas acusações improcedentes. A guerra judicial ainda não terminou, entretanto: a Maçã afirmou que a Corellium burlou as medidas de segurança da empresa e violou a DMCA (Lei dos Direitos Autorais do Milênio Digital), lei dos EUA relacionada a produtos eletrônicos e a internet. Neste caso, a justiça ainda não emitiu uma decisão sobre as acusações da Apple.

O fato é que só essa primeira vitória da Corellium já é um indicativo de que as coisas podem não ser tão fáceis para a Maçã daqui para a frente — nem neste caso, nem em outros. O desenvolvedor Steve Troughton-Smith opinou algo do tipo:

A derrota da Apple no caso Corellium só mostra o quão difícil será defender a parte deles nas ações antitruste contra a Epic Games, o Cydia e seja lá o que mais aparecer no ano que vem. Há muitas coisas que a Apple (e seus gurus) acreditam ser verdadeiras que simplesmente não passam por qualquer escrutínio.

Vamos, portanto, acompanhar essa história — certamente, essa é só a conclusão do primeiro capítulo dessa novela.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Novos AirPods Pro poderão vir em dois tamanhos

Próx. Post

Macs do futuro poderão ter teclados com telas individuais

Posts Relacionados