O melhor pedaço da Maçã.

Dica do dia: alterando o nome padrão das screenshots do OS X

Screenshot

ScreenshotScreenshots são uma mão na roda e, a partir do Mac OS X Leopard, a Apple melhorou bastante o modo como as imagens da tela são capturadas. Tudo pode ser feito através do aplicativo Grab, nativo do sistema — ele é encontrado dentro de Aplicativos » Utilitários (Applications » Utilities) —, todavia a coisa fica muito mais prática através dos atalhos Command + Shift + 3 (foto de toda a tela), Command + Shift + 4 (selecionar uma área específica) e Command + Shift + 4 seguido de Espaço (selecionar uma janela).

Publicidade

Ao capturar uma imagem da tela, um arquivo PNG é salvo na Mesa (Desktop), com o nome “Screen Shot + data/hora”, conforme podemos ver no exemplo (imagem) ao lado. Eu particularmente gosto da opcão, mas pode ser que alguém prefira algo mais personalizado. Felizmente, trocar o nome padrão das screenshots é algo bem simples. Basta abrir o Terminal (dentro de Aplicativos » Utilitários) e escrever o código abaixo, lembrando de trocar o Imagens pelo nome de sua escolha:

[code lang=”cpp”]defaults write com.apple.screencapture name "Imagens"[/code]

Para ativar a alteração, digite o código abaixo:

[code lang=”cpp”]killall SystemUIServer[/code]

Para voltar à opção padrão, basta trocar o Imagens por Screen Shot. Vale lembrar que a data e a hora continuarão aparecendo nas imagens capturadas, ou seja, o que muda é a informação anterior à data.

Caso queira, é possível também alterar o local padrão onde as imagens são salvas. No exemplo abaixo, o local está sendo alterado da Mesa (Desktop) para a pasta Fotos (Pictures). Para isso, digite os códigos abaixo no Terminal:

[code lang=”cpp”]defaults write com.apple.screencapture location ~/Pictures/
killall SystemUIServer[/code]

Conforme o Renato explicou em sua coluna sobre segurança, o ~ (til) representa o caminho completo da pasta Home do usuário logado naquele momento, exemplo: meu usuário se chama Eduardo e, caso eu esteja logado, o ~ representará então o caminho /Users/eduardo/. Assim, qualquer pasta que você escolher dentro do seu usuário deverá começar com o til, conforme exemplificado no código (~/Pictures).

Publicidade

Em outro artigo comentamos que também é possível alterar o formato do arquivo gerado pela screenshot. Para isso, basta digitar os códigos abaixo no Terminal — lembrando de mudar o PDF para a extensão de sua escolha, entre elas PNG, PDF, GIF, TIFF ou JPG.

Publicidade
[code lang=”cpp”]defaults write com.apple.screencapture type pdf
killall SystemUIServer[/code]

Agora suas screenshots estão total e devidamente customizadas. 😉

[via Cult of Mac]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Rumor: novo iPhone chegará em outubro, com LTE (4G), novo “micro dock” e tela de 3,5 polegadas

Próx. Post

Conheça e concorra às cases Armor e Racer GT, da More-Thing, para iPhones 4/4S [atualizado]

Posts Relacionados