O melhor pedaço da Maçã.

Google faz experimentos sociais em busca

O Google selecionou 0,0000001% dos seus usuários (ou seja, algumas centenas de milhares — número fictício, apenas para ilustrar) para participarem de testes de novos recursos sociais na sua busca, que possibilitarão uma interação muito maior dos usuários entre si (à la Digg).

Publicidade

Se um dia aberta para o grande público, a novidade adicionará alguns novos botões nos resultados de buscas do Google, tais como a possibilidade de mandar um resultado importante mais para cima nos resultados ou, por exemplo, eliminar (ocultar) um resultado indesejado.

Usuários do sistema passariam a ter perfis (integração com o Orkut, alguém?) descritivos e, a partir daí, poderiam postar comentários nos próprios resultados das buscas, falando sobre os sites em questão ou adicionando alguma informação valiosa contida em determinada página. Quem lesse os comentários poderia classificá-los como válidos (positivos) ou não (negativos).

Por enquanto, trata-se de algo bastante experimental — um dos vários “projetos de feira de ciências” realizados constantemente pelo Google. Posso estar errado, mas eu acho que isso poderia confundir bastante os usuários, tornando algo que sempre foi e deve continuar o mais simples possível em uma coisa mais pesada e bagunçada. Ainda assim fico tranqüilo, com a certeza de que testes como este são ótimos para informar-lhes do que é melhor para o futuro dos seus serviços.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Firefox chega à versão 3.0.1

Próx. Post

Sega afirma: iPhone é tão poderoso quanto o Dreamcast

Posts Relacionados