O melhor pedaço da Maçã.

Novo modelo de memória flash promete maior vida útil

Memória FlashUm novo tipo de memória flash está sendo desenvolvido por cientistas japoneses da Universidade de Tóquio. Esta tecnologia se destacará não só por ocupar menos espaço e consumir menos energia em relação à forma atual de construção desse tipo de armazenamento, mas também por possuir uma vida útil muito maior.

Publicidade

Atualmente, os chips de memória flash possuem uma vida útil de cerca de 10 anos e podem ser reescritos até 10.000 vezes, em média. Esse novo modelo em desenvolvimento, porém, pode ter uma durabilidade até 10.000 vezes maior que os chips atuais. Uma das razões para isso ser possível é a voltagem de escrita, que atinge até 6 volts nesses novos chips, cerca de três vezes menos que a utilizada pelas atuais memórias flash.

Estima-se que os primeiros protótipos de memórias flash construídos com essa nova tecnologia possam ter seu tamanho diminuído a 10nm apenas no início do seu estágio de desenvolvimento, cerca da metade do tamanho utilizado para produzir chips hoje em dia, que podem ter tamanhos de 20 a 30nm.

As memórias flash são muito usadas em dispositivos eletrônicos, como celulares e players de mídia, por serem menores, mais resistentes a impactos, não possuírem partes móveis e oferecerem rápida velocidade de leitura e escrita. Por isso, essa evolução é necessária e em breve estará em uma cópia de iPod nano 2G perto de você. 😀

[Via: Electronista.]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Lista dos componentes internos do iPhone 3G é divulgada; suporte a Bluetooth 2.1+EDR

Próx. Post

Design e som de alta qualidade no iTube Red-i

Posts Relacionados