O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Como programar o seu Mac para ligar e/ou desligar-se automaticamente

Poucos observam e exploram todas as funções que um sistema operacional como o Mac OS X (ou aplicativos quaisquer) nos oferecem. Um desses casos é a função de programação integrada ao painel de preferências Energy Saver, que possibilita ao usuário agendar um horário para seu Mac ligar ou desligar-se automaticamente.

Publicidade

A intenção de algo desse tipo pode ser tanto de forma a contribuir para a economia de energia como também para evitar que o usuário tenha que realizar o procedimento de forma manual todos os dias. Se você acorda num mesmo horário diariamente, é muito legal já ter a máquina ligada, prontinha para uso. Em outros casos, por exemplo, você pode deixar o seu Mac fazendo um download grande, e, sabendo que ele terminará em 2 horas, pedir para que a máquina desligue-se automaticamente em 2 horas e meia, por exemplo.

A magia é feita pelo botão “Schedule”, no Energy Saver:

Na janela que se abre, você configura a programação para o seu Mac ligar/acordar nos dias que quiser, e pode fazer o mesmo para ele entrar em sleep, reiniciar ou desligar.

O leitor Guilherme Rambo nos enviou um link de um rápido vídeo (fora do ar no momento desta postagem) que fez ensinando como realizar uma programação instantânea, caso você queira que seu Mac desligue-se automaticamente após um certo número de minutos — sem a necessidade de tornar a ação algo constante, como via o System Preferences.

Publicidade

Acompanhe:

  1. Abra o Terminal (/Applications/Utilities/Terminal.app).
  2. Execute o comando shutdown.
  3. As opções são -h para finalizar o sistema num tempo específico; -r para reiniciar o sistema; -s para colocar o sistema em sleep; e, por fim, você determina quando a ação se dará, seja em número de minutos ou especificando data e hora exata para tal, no formato AAMMDDHHMM.

Exemplo para entendimento:

Publicidade
shutdown -h 120

Neste caso, o sistema será desligado em 120 minutos, ou seja, em 2 horas.

Mas atenção: não há aviso prévio algum para a execução da ação. Se decidir programá-la, saiba que o seu Mac irá — mesmo! — desligar na sua cara no horário determinado, mesmo se você estiver fazendo alguma outra coisa. Portanto, use com moderação.

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior

Paranóias e previsões sobre o futuro da internet e da mídia online e offline

Próximo Artigo

A revista Veja e os cálculos de megabytes por música

Posts Relacionados