O Fórum Internacional de Design e Tecnologia Digital (FIND), promovido pela Arteccom, chega a sua terceira edição e, após dois anos de sucesso no Rio de Janeiro, o evento será realizado também em São Paulo, em 28 de agosto, no Amcham Brasil. Dois dias depois, em 30/08, o FIND chega ao Hotel Glória, na Cidade Maravilhosa.
Voltado para diretores de criação, gerentes de TI e gestores de agências interativas, o FIND tem como objetivo principal firmar o Brasil no mercado internacional de internet, a partir da troca de experiências com profissionais de diferentes países e da formação de uma grande rede de relacionamentos.
“A publicidade brasileira é reconhecida mundialmente, mas precisamos avançar na web. Essa é uma área que evolui muito rápido, e a melhor forma de acompanhar as tendências mundiais é por meio de eventos como este”, explica Adriana Melo, diretora da Arteccom e organizadora do FIND.
Parte da programação do FIND, este ano, é fruto do sucesso da edição anterior. Mike Buzzard, presidente da agência digital americana Cuban Council, foi escolhido a partir de uma pesquisa sobre sugestões de palestrantes, em 2007. Ele virá acompanhado do designer e programador Juan Añorga, com quem ministrará a palestra “The Juanderful World of Cuban Council”, um breve histórico da empresa, desde o crash das empresas ponto-com até a “ascensão de Fênix” representada pela Web 2.0.
Já Nicke Bergstrom recebeu elogios rasgados de outro palestrante do FIND-2007, Andy Sandoz, da Work Club. Motivos para isso não faltam. Bergstrom, que falará sobre “A necessidade de sempre fazer algo novo”, é um dos fundadores da sueca Farfar, vencedora de dois Grand Prix no Cannes Lion e considerada a agência número 1 do mundo pelo Gunn Report 2007.
Por fim, um dos pioneiros e mais respeitados profissionais de internet do mundo, o nova-iorquino Joshua Davis, do Joshua Davis Studio. Com prêmios importantes no currículo, como o Prix Ars Electronica Golden Nica de 2001, na categoria Net Excellence, e trabalhos interativos expostos em diversos museus e galerias de arte ao redor do globo, Davis ministrará a palestra “Abstração dinâmica: usando design computacional para criar uma lista sem fim de composições que são infinitamente interessantes”.
Para Adriana Melo, o contato dos brasileiros com esses profissionais pode ajudar a diminuir as barreiras que ainda são enfrentadas pelos meios digitais no país: “O investimento em web no Brasil ainda é pequeno se comparado ao retorno que o veículo proporciona e ao que é feito lá fora. Ao conhecer experiências bem-sucedidas no exterior, as agências brasileiras encontram argumentos sólidos para convencer seus clientes sobre a eficácia da internet para os negócios”, avalia.
A expectativa da Arteccom é que o evento reúna 600 pessoas — 300 em cada capital. As inscrições já estão abertas: até 08/08, o ingresso custa R$300 para profissionais e R$260 para assinantes e grupos. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (21) 2253-0596.