O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Google abre Knol para o grande público: resposta à Wikipedia?

O Google anunciou ontem a abertura oficial do Knol, algo já esperado há alguns meses. O serviço não é posicionado como tal, mas claramente pode ser visto como uma resposta à Wikipedia, já que segue um modelo um tanto similar, apesar de oferecer alguns diferenciais e aprimoramentos — principalmente pelo fato de estar chegando depois.

Publicidade

Pra começar, o Knol “personificará” mais os artigos escritos por especialistas de temas diversos — ou seja, ao contrário da Wikipedia, você saberá quem escreveu sobre o quê. E não é problema, evidentemente, que diversos autores criem mais de um knol sobre um mesmo assunto. Usuários poderão, todavia, participar do desenvolvimento de knols sugerindo adições/correções que poderão ser aprovadas ou desaprovadas pelo autor, uma vez que seu nome estará ligado ao conteúdo em si.

Como um serviço totalmente Web 2.0 e colaborativo, o Knol não poderia deixar de contar com uma série de recursos interativos entre leitores e autores. As pessoas poderão enviar comentários, classificar ou escrever uma análise sobre knols quaisquer.

Publicidade

Visando expandir ainda mais seu programa de propaganda online ao mesmo tempo em que oferece ainda mais incentivos para a participação de autores, o Google permitirá a inserção de anúncios do AdSense em knols. A renda proveniente dos mesmos, é claro, será compartilhada entre ele e o autor.

A idéia do Google não é criar uma nova enciclopédia online, e sim proporcionar um ecossistema completo e fácil de ser utilizado para pessoas compartilharem conhecimentos e experiências, através de conteúdos amigáveis e facilmente encontrados por sistemas de busca.

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior

Maior fã do Zune desiste da Microsoft

Próximo Artigo

Claro também faz divulgação do iPhone 3G via sua central telefônica

Posts Relacionados