O melhor pedaço da Maçã.

Google computa 1.000.000.000.000 de páginas únicas na web

Foto (Flickr): Deepak Sarda

O Google sabia que a web era grande… mas não tanto assim. Os últimos dados da gigante (agora maior ainda) de buscas revelam que a rede já é composta de mais de 1.000.000.000.000 (1 trilhão) de páginas (URLs) únicas. É isso mesmo: a cada nova busca que você realiza por lá, essa quantidade de páginas é varrida à caça das palavras-chave especificadas.

Publicidade

Quando o Google começou, em 1998, o número de páginas indexadas já era estronodoso: 26 milhões. Dali para 2000, ele já havia atingido a marca de 1 bilhão de URLs. Em oito anos, o crescimento acelerou-se desenfreadamente e hoje o número de páginas na web cresce na casa de alguns bilhões por dia!

Foto (Flickr): Deepak Sarda
Foto (Flickr): Deepak Sarda

Para achar tanta coisa assim, o Google segue o princípio básico de “seguir” cada link que acha nas páginas varridas: assim, ele só pára quando chega numa página com texto puro, sem qualquer conexão com outra página da rede.

Publicidade

E, acredite se quiser, o número de 1 trilhão de páginas exclui duplicatas identificadas pelos computadores do Google e serviços como um calendário online que, se você parar pra pensar, tem um número infinito de páginas — caso você fique clicando para avançar o mês sem parar.

“Estamos orgulhosos de ter o sistema de buscas online mais detalhado possível. Nossa meta sempre foi a de indexar todos os dados do mundo”, afirmaram

Imagine, então, o poder dos sistemas que tornam o Google possível e que hoje baixam todo o conteúdo da web contínua e diariamente. Eles gostam de comparar seu gráfico de 1 trilhão de URLs a um mapa rodoviário com 1 trilhão de interseções. Haja poder de processamento!

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Surgem indícios da chegada de copy&paste no OS X iPhone 2.1 beta

Próx. Post

David Pogue, do NYTimes.com, chama novo serviço online da Apple de “MobileMess”

Posts Relacionados