O melhor pedaço da Maçã.

Qualcomm compra startup fundada por ex-executivos da Apple

A briga no mundo dos chips deverá esquentar
Fundadores da NUVIA

Lembra da NUVIA? A startup de processadores, fundada por três ex-executivos da Apple (John Bruno, Manu Gulati e Gerard Williams III), chegou para desafiar a Intel e a AMD — e agora a própria Apple, é de se imaginar — no competitivo mundo dos microchips.

Publicidade

Williams, entretanto, foi processado pela Apple poucos meses após a fundação da nova empresa, acusado de quebra de contrato e de planejar atividade comercial competitiva em relação aos produtos da Maçã enquanto ainda empregado por Cupertino. O CEO1Chief executive officer, ou diretor executivo. da NUVIA, por sua vez, afirmou que a Apple estava invadindo a sua privacidade e a briga judicial continua.

Sabem o que pode colocar mais fermento ainda na coisa toda? A notícia de hoje, de que a Qualcomm concluiu a aquisição da NUVIA por US$1,4 bilhão.

De acordo com a Reuters, a intenção da gigante é voltar a competir com as maiorais do segmento na fabricação de processadores — a Qualcomm tem um amplo mercado no mundo dos smartphones, mas ainda não encontrou seu caminho no segmento de PCs e conta com a expertise da NUVIA para conquistar seu espaço entre os computadores.

Publicidade

Além disso, a Qualcomm aproveitará também um dos projetos mais inovadores da NUVIA, que envolve um design especial para chips de servidores, e usará as criações da startup em sistemas veiculares de infoentretenimento. A aquisição vem em bom momento para a empresa, considerando que uma das suas principais parceiras, a ARM, foi recentemente adquirida pela NVIDIA, uma das suas principais concorrentes.

O fato é que a aquisição poderá, também, reacender a disputa judicial entre Apple e Qualcomm. As duas empresas já acertaram sua looonga briga fora dos tribunais, mas claramente a Maçã não está muito satisfeita com a existência da NUVIA — e agora que a startup será incorporada a uma das suas principais concorrentes, a coisa poderá esquentar ainda mais. Vamos ver.

via MacRumors

Notas de rodapé

  • 1
    Chief executive officer, ou diretor executivo.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple libera segundas betas do iOS 14.4, do iPadOS 14.4, do macOS Big Sur 11.2, do watchOS 7.3 e do tvOS 14.4

Próx. Post

Cartões de transporte de Paris ganham recarga pelo iPhone

Posts Relacionados