O melhor pedaço da Maçã.

Um software para os que precisam fazer testes de usabilidade em Macs

A Clearleft anunciou ontem a disponibilidade do Silverback, novo software para o Mac OS X que promete atender às necessidades de usuários que precisam realizar testes de usabilidade em Macs — de um website, por exemplo.

Publicidade

No programa, o usuário tem a opção de criar múltiplos projetos com diversos experimentos dentro deles. Em cada um dos itens, é possível adicionar títulos e descrições. A partir daí, sempre que um teste for realizado, toda a interface do Silverback se esconde de forma que a pessoa não saiba que está sendo “registrada”.

O “registro” dos testes de usabilidade pelo Silverback é feito tanto via a gravação do que é feito na tela (movimentos, cliques do mouse, tudo o que for digitado etc.) quanto via filmagem em tempo real das expressões faciais da pessoa, utilizando a iSight embutida nos Macs de hoje em dia (inclui áudio também, é claro). Ele oferece até mesmo algumas opções bacanas para o Apple Remote, como a possibilidade de favoritar partes importantes do teste, sem que a pessoa saiba.

Publicidade

Ao final da gravação, o usuário pode optar por exportar o vídeo no formato e qualidade que desejar, e ainda tem a opção de escolher, por exemplo, onde o vídeo da pessoa ficará sobre o que aparece na tela e se prefere, por exemplo, que ele fique semi-transparente, de forma a não barrar a visualização de determinadas partes das janelas registradas.

O vídeo abaixo é ótimo para demonstrar seus principais recursos e funcionalidades, confira:

[vimeo]http://www.vimeo.com/1393885[/vimeo]

O Silverback oferece uma versão de testes por 30 dias, custa US$50 e é compatível tanto com o Mac OS X Tiger quanto com o Leopard. Do total arrecadado nas vendas, 10% vai para uma fundação mundial de proteção de gorilassilverback, caso você não saiba, é o macho de uma série de espécies de gorilas.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Surge novo cliente de mensagens instantâneas para iPhones/iPods touch, o Palringo

Próx. Post

Estante Virtual: rede de sebos oferece alguns livros sobre Apple e Steve Jobs

Posts Relacionados