O melhor pedaço da Maçã.

Novos MacBooks podem oferecer decodificação de vídeos H.264 acelerada pela GPU

Um usuário do fórum do MacRumors constatou que, durante a exibição de um dos trailers em HD 1080p do site da Apple em seu novo MacBook, o consumo de CPU estava bem abaixo (28%) do que no seu MacBook Pro (100%). Ambos possuem a mesma velocidade de CPU e memória; apenas as GPUs são diferentes.

Publicidade

Isso indica que a versão do Mac OS X desses novos portáteis — lançados pela Apple na última terça-feira — oferece decodificação de vídeos H.264 acelerada pelas novas GPUs da NVIDIA.

Apesar da GeForce 8600M GT dos MacBooks Pro da geração anterior possuir suporte à decodificação deste formato de vídeo, parece que só agora, com as novas 9400M e 9600M GT, a Apple pôde tirar vantagem disso, o que ajuda a sustentar a hipótese de que essas novas GPUs possuem uma performance superior às anteriores.

Outros leitores também confirmaram melhoria similar no consumo de CPU para desempenhar essa mesma tarefa em MacBooks e MacBooks Pro. Entretanto, nenhum dono de um MacBook Air confirmou o mesmo ainda, mas é possível que os ganhos de performance sejam semelhantes, a julgar que ele utiliza a mesma GeForce 9400M — apenas um pouco mais lenta, por questões térmicas e de engenharia.

Publicidade

Essas mudanças podem ser baseadas em aprimoramentos planejados para o QuickTime X, previsto para aparecer no Mac OS X Snow Leopard. Apesar de ainda não terem surgido detalhes sobre ele, uma das promessas é que aprimore (e muito) a execução de vídeos em qualquer Mac.

Entretanto, vale lembrar que isso ainda não foi confirmado pela Apple; é apenas uma especulação da razão por trás dessa queda no consumo de CPU durante a execução de vídeos H.264 nos novos MacBooks. Se isso for verdade, é possível que a Apple implemente essas melhorias em outros Macs com GPUs NVIDIA, via atualização de software.

As screenshots abaixo, feitas pelo MacRumors, ajudam a explicar a situação. Atente para o consumo de CPU do QuickTime no monitor de atividade, durante a execução de um trailer de filme, disponível no site da Apple:

Novo MacBook
Novo MacBook
MacBook Pro "antigo"
MacBook Pro "antigo"

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Dev Team consegue modificar baseband de iPhones 3G: desbloqueio à vista?

Próx. Post

Portal UOL também lança versão adaptada para o iPhone

Posts Relacionados