Numa iniciativa simbólica, a Free Software Foundation (FSF) está planejando uma nova campanha intitulada Apple Challenge, na qual pretende pressionar a Apple em vias de uma maior abertura dos códigos de seus softwares.
A organização solicita que todos os apoiadores agendem horários em Genius Bars de Apple Retail Stores do mundo todo nesta sexta-feira ou no sábado e questionem os especialistas sobre as políticas corporativas da Maçã acerca do iPhone 3G e seu software, sob a crença de que hardwares e softwares protegidos contra cópias seriam “defeituosos”.
As perguntas — que poucos dos técnicos da Apple deverão responder — incluem dúvidas sobre o porquê de ela não permitir a publicação de códigos-fonte de aplicativos para iPhones, por que a Apple continua vendendo músicas protegidas por DRM na iTunes Store e por que ela não suporta formatos de mídia abertos, como FLAC, Ogg Theora e Ogg Vorbis. O questionário sugere, até mesmo, que o software fechado de GPS dos iPhones 3G permitiria que a Apple registrasse a localidade dos consumidores sem seu conhecimento.
Apesar de válida, a iniciativa não é nada legal se pararmos para pensar que muitos consumidores serão prejudicados por esperadas nas filas das Genius Bar enquanto aguardam por atendimentos “verídicos” marcados com os técnicos da Apple.