Como previsto, a Mozilla disponibilizou esta semana o Firefox 3.1a1, de codinome Shiretoko, seguindo a tradição de usar nomes de parques para as versões de teste do navegador. A nova versão vem com pelo menos dois recursos novos bastante interessantes para o usuário final.
A novidade mais visível é o novo comportamento do atalho Ctrl + Tab, que recebeu um visual semelhante ao Command + Tab do Mac OS X, com miniaturas das janelas em um fundo preto semi-transparente. Assim, a coisa fica bem interessante e, com certeza, consome menos processamento na transição.

Outro novo recurso, um pouco mais avançado, diz respeito à Smart Location Bar. Muitas pessoas que usavam o Firefox 3 estavam reclamando que ela mostrava coisas demais nas filtragens — buscas, histórico de endereços, bookmarks e tags contendo URLs e títulos dos sites.
Nesta versão, a Mozilla introduziu alguns operadores para filtrar a busca. Por exemplo, agora pode-se, através do sinal +
, fazer uma busca apenas pelas tags; usando *
, você filtra por bookmarks; para o histórico, basta usar ^
. Pode-se também alternar entre buscas apenas pela URL — com o operador @
— ou apenas pelas tags/títulos — com o operador #
. Todos eles podem ser modificados através do about:config
do Firefox (apenas usuários avançados devem se aventurar nisso, é claro).

Outras melhorias não menos importantes — e bem mais transparentes ao usuário final — são:
- Melhorias no suporte aos padrões da internet;
- Suporte a API de texto no elemento
<canvas>
; - Suporte a border-image do CSS3;
- Suporte a JavaScript Query Selectors.
Para testar o Firefox 3.1a1, basta fazer o download aqui. Lembre-se de que esta é uma versão de testes e, como tal, está sujeita a muitos bugs e instabilidade! Enquanto eu escrevia este artigo, o meu Firefox 3.1a2pre deu crash e, graças a Deus, conseguiu recuperar cada vírgula do texto que você acabou de ler.
[Via: MacNN.]