O melhor pedaço da Maçã.

WWDC 2015: watchOS 2 é apresentado e será liberado para todos em breve

Além de OS X, Apple Pay, iOS 9 e Swift, temos novidades também sobre o watchOS na WWDC 2015: sim, apps nativos estão chegando ao Apple Watch (de acordo com Tim Cook, uma nova oportunidade para desenvolvedores mudarem o mundo)!

Publicidade

Apresentação - WWDC 2015

Só faz 6 semanas que o Apple Watch chegou ao mercado, mas já vamos mesmo falar de uma nova versão do watchOS, o qual virá com funções novas para faces, comunicações, exercícios, Apple Pay, Mapas e Siri.

Apresentação - WWDC 2015

Na parte do relógio, o sistema vem com novas faces incluindo uma de fotos, álbum de fotos (rotaciona a sua biblioteca), Time-Lapse (a Apple tirou fotos em vários lugares pelo mundo para criar as faces que passam durante o dia) — tudo isso com complicações personalizadas, e agora desenvolvedores também poderão criá-las (com a nova framework ClockKit). Será possível ver informações de voos, da sua casa, de esportes, etc. nas próprias complicações das diversas faces do relógio.

Publicidade

Legal ver as informações do momento, mas e o que vem depois? O watchOS virá com um recurso chamado “Time Travel” (Viagem no Tempo), o qual permite girar a Coroa Digital na tela de relógio para ver nas complicações o que virá a seguir.

Apresentação - WWDC 2015

Apple também pensou numa nova interface para o Watch enquanto está ligado à energia, durante a noite. Ele pode ser posicionado na horizontal e a interface é adaptada para um relógio noturno, permitindo que a Coroa Digital e o botão lateral sejam funções de despertador.

Publicidade

Tocando no botão abaixo da Coroa, a tela de amigos agora pode ser expandida para além de 12 pessoas com múltiplos grupos diferentes. No watchOS 2, desenhos enviados para outros donos de Watches podem ter múltiplas cores. Outras novidades incluem possibilidade de responder emails no Mail, suporte a FaceTime áudio, apps de exercícios que passam a rodar nativamente no relógio e integram-se ao gráfico geral de Atividade, possibilidade de usar a Siri para iniciar exercícios no Apple Watch, novos badges também para conquistas realizadas pelo app de exercícios que podem ser compartilhados com outras pessoas, integração com os cartões de terceiros (pontos/milhas/recompensas) — tal como apresentado para o iOS 9 —, rotas de transporte público do Mapas, direções de transporte público, controle de dispositivos na sua casa via HomeKit e abrir telas de Resumos (Glances) no Watch pela Siri, e mais!

Apresentação - WWDC 2015

Para desenvolvedores, a Apple está indo além do já existente WatchKit. Enquanto hoje toda a lógica de apps roda hoje em iPhones, no watchOS isso será possível diretamente no Watch. Com isso, desenvolvedores poderão criar apps nativos/independentes para o Apple Watch. E o relógio puxará informações diretamente da sua rede Wi-Fi. A Apple está atendendo também inúmeros pedidos de desenvolvedores, como acesso a sensores (acelerômetro, Taptic Engine…), animações e layout, uso do microfone do Watch, reprodução de sons pelo alto-falante dele ou um fone Bluetooth conectado, reprodução de vídeos, acesso ao HealthKit (incluindo a leitura de batimentos cardíacos), HomeKit nativo, etc. Elementos da interface de apps de terceiros também poderão ser controlados pela Coroa Digital, a partir de agora.

Apresentação - WWDC 2015

O watchOS 2 será liberado hoje — em versão beta — para desenvolvedores e chegará para todos no outono do Hemisfério Norte.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

WWDC 2015: Apple anuncia Swift 2, abrindo o código da sua linguagem de programação

Próx. Post

WWDC 2015: Apple Music é o novo serviço de músicas pela internet da Maçã

Posts Relacionados