O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Firefox 3.1 terá suporte nativo a formatos populares de áudio e vídeo

Já sabemos um pouco sobre o que está por vir na próxima versão do Firefox, mas algumas novidades internas no navegador merecem destaque, apesar de parecerem transparentes ao usuário final.

Publicidade

Entre elas, destacam-se o suporte nativo aos elementos audio e video do HTML 5, sem necessidade de extensões ou plugins. Isso quer dizer que desenvolvedores de sites poderão integrar sons e vídeos com muito mais facilidade às suas páginas.

Quer um exemplo prático disso? Se você usa o chat do Gmail, já deve ter notado que ele emite um som de alerta sempre que você está em outra aba (ou janela) do navegador e uma nova mensagem é enviada à você. Esse som requer o Adobe Flash Player 9 instalado para ser ativado nas opções do Gmail, o que não seria necessário caso todos os navegadores tivessem suporte a esses elementos.

Assim como imagens podem ser apresentadas facilmente nas páginas, independente do formato (JPEG, GIF, PNG), vídeos e sons podem se comportar da mesma forma. O previsto é que o Firefox 3.1 suporte os formatos de vídeo mais populares, nativos nos próprios sistemas operacionais onde for instalado.

Além disso, a Mozilla também está trabalhando no suporte nativo aos codecs Theora e Vorbis na próxima versão do seu navegador. Eles suportam o formato livre .ogg para áudio e vídeo e têm previsão de estar presentes no Firefox 3.1 tanto para Mac OS X quanto para Windows e Linux, caso problemas legais devido a patentes não apareçam durante o desenvolvimento.

Publicidade

Esses novos recursos foram incorporados à versão pública do navegador na semana passada e você já pode conferir o seu funcionamento. Para isso, baixe o nightly build mais recente do Firefox 3.1 aqui (16,2MB) e, em seguida, acesse esta página de testes.

Com esse novo build do navegador instalado, recomendo que você acesse também esta página de demonstração. Ela oferece uma visão clara do conteúdo que os desenvolvedores web poderão implementar em seus sites com total garantia de compatibilidade em qualquer plataforma, sem a necessidade de nenhum plugin, extensão ou qualquer outro tipo de dependência externa.

Publicidade

Se ficou com vontade de conferir a demonstração mas não quer instalar o Firefox 3.1 em sua máquina no momento por ele ainda estar em estágio alpha, confira o vídeo abaixo. A página exibe uma mistura de 3 vídeos, mais conteúdo SVG e JavaScript:

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=Har-PRP4X9U[/youtube]

Legal, não acha? 😉

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior

Mac é Pop em "Sex Drive"

Próximo Artigo

iPhone ou iPod touch?... Ai!

Posts Relacionados