A fatia de mercado das bases Wi-Fi 802.11n da Apple aparentemente é bem maior do que a sua fatia no mercado de computadores, revela o NPD Group. Segundo a firma de consultoria, a Apple registrou 10,6% de market-share em volume de unidades no último mês, em uma linha onde o faturamento e lucro da Maçã é bem maior.
De acordo com Stephen Baker, analista do NPD, o AirPort Extreme é o roteator 802.11n com o maior número de vendas no mercado norte-americano nos últimos 5 a 9 meses. A Time Capsule também foi líder de vendas, mas em uma categoria diferente: trata-se de um aparelho visto como um Network Attached Storage (NAS).
Combinando as vendas com o compacto AirPort Express, a Apple conquistou o 4º lugar nas vendas gerais de bases 802.11n, atrás da Linksys — marca da Cisco —, D-Link e Netgear. O bacana é que ela possui um mercado potencial de consumidores bastante amplo, já que tais produtos são compatíveis tanto com Macs quanto com PCs. As concorrentes também alegam compatibilidade com Macs, mas nem sempre a coisa funciona como deveria.
Ao mesmo tempo em que abre mão de uma interface universal acessada via browser — como a maioria dos roteadores Wi-Fi do mercado —, a Apple com seu software proprietário AirPort tem a liberdade de implementar recursos que diferenciam seus produtos ainda mais dos competidores, como o Bonjour — para compartilhamento automático de impressoras — e o AirTunes — para a transmissão de áudio do iTunes via AirPort Express ou Apple TV.
A primeira base AirPort da Apple (Graphite) foi lançada em julho de 1999 e seguia o padrão 802.11b, com velocidade de transmissão de até 11Mbps.
[Via: AppleInsider.]