O melhor pedaço da Maçã.

Mozilla cria Aurora, protótipo de browser de nova geração

A Mozilla está convocando pessoas de todo o mundo para participar de uma série conceitual que vislumbra o futuro de tecnologias e design para a web, incluindo inovações e revoluções em interfaces e browsers. Em parceria com a Adaptive Path (responsável por um recente redesign do MySpace), ambas criaram o navegador Aurora, que tenta demonstrar como a internet será no futuro.

Publicidade

No primeiro de diversos demos programados para veiculação no site do Aurora, um vídeo mostra a evolução de aplicativos colaborativos e capacidades de comunicação instantânea implementadas diretamente no browser. Ele também exemplifica como será feita a troca de arquivos entre usuários e a visualização dos mesmos em tela-cheia dentro do próprio ambiente de navegação, confira:

[vimeo]http://www.vimeo.com/1450211[/vimeo]

A fundação Mozilla conta com a contribuição de idéias similares de usuários do mundo todo (muito mais do que uma simples convocação de engenheiros de código) que queiram participar da concepção do futuro da web e como pessoas poderão interagir dentro de novas idéias de interfaces.

O programa descreve o processo de conceituação em três fases: idealização, mockups e protótipos. O descritivo de idéias pode ser feito a partir de uma sentença, parágrafo ou até mesmo uma lista não-ordenada de pontos que “darão o ponta-pé inicial no processo de design”. Os mockups dão um passo a frente, transformando-as em imagens, rascunhos ou, até mesmo, em vídeos. Quem quiser, é claro, também pode contribuir com conceitos já em forma de protótipos com programações mínimas, contendo “partes móveis” e uma interatividade preliminar de idéias em desenvolvimento.

O único porém em relação aos conceitos enviados é que todos eles (e materiais relacionados) deverão ser livres para redistribuição ou incorporação via licença Creative Commons license-a noncommercial para idéias e mockups, ou uma Mozilla Public License para protótipos “que todos poderão colaborar e explorar como bem entenderem”.

Para mais, visite o blog da Adaptive Path ou o Mozilla Labs.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Designers do MIT estudam novo computador para a Índia baseado no Apple II

Próx. Post

Rumores: futuros iPods nano com touch-screen; iPhone nano só em 2009

Posts Relacionados