O melhor pedaço da Maçã.

Operadoras brasileiras fecham acordo para troca de mensagens instantâneas

A GSM Association (GSMA), associação comercial global para a indústria móvel, anunciou nesta semana que oito operadoras de telefonia movel no Brasil estão trabalhando juntas para lançar serviços de troca de mensagens instantâneas em âmbito nacional. Entre elas estão a Vivo, TIM, Claro, Oi, Brasil Telecom, Sercomtel, Nextel Brasil e CTBC, que permitirão aos seus clientes trocar mensagens com outros usuários entre todas as redes.

Publicidade

Como resultado do forte apoio da comunidade de operadoras brasileiras, os clientes estarão entre os primeiros na América Latina a desfrutar de um serviço interoperável completo. Este acordo também significa que mais de 130 milhões de assinantes serão capazes de trocar mensagens instantâneas no Brasil, tornando-se uma das maiores comunidades de IM (instant messaging) móvel na América Latina e uma das maiores do mundo.

A iniciativa IM foi lançada pela GSMA com o apoio de operadoras, em larga escala, e está baseada em princípios que fizeram das ligações de voz e mensagens de textos serviços tão populares. O impulso continua a ganhar força, já que os serviços interoperáveis entre redes de operadoras agora estão disponíveis para usuários de telefonia móvel em países da Europa, Ásia e África.

Publicidade

A GSMA já estimulou acordos desse tipo em outro países. Na Malásia, por exemplo, os clientes DiGi Telecommunications e Máxis já são capazes de enviar mensagens instantâneas utilizando seus celulares. Na Índia, operadoras como Bharti Airtel, Aircel, BPL Mobile, BSNL, Idea, MTNL, Reliance Telecom, Spice e Vodafone-Essar implantaram soluções de IM disponíveis no mercado.

A GSMA é a associação comercial global que representa mais de 750 operadoras de celulares GSM em 218 países e territórios do mundo. Seus membros representam mais de 3 bilhões de conexões GSM e 3GSM — acima de 86% das conexões de celulares do mundo. Além disso, mais de 200 fabricantes e fornecedores apóiam as iniciativas da associação como parceiras fundamentais.

[Dica do Nelson Biagio Junior, obrigado!]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Google centraliza operações latino-americanas no Brasil

Próx. Post

Mac é Pop: celebridades e os seus Macs

Posts Relacionados