O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Pela primeira vez, as Olimpíadas serão transmitidas inteiramente em alta-definição

Hoje mais cedo, falei aqui sobre a estação de transmissões da Televisa em Pequim, que mereceu destaque por estar inteiramente estruturada em Macs para transmitir conteúdo 100% digital, em alta-definição, durante as três semanas de eventos e competições das Olimpíadas. Mas não é apenas a emissora mexicana que está estruturada para essa tarefa.

Publicidade

Durante os Jogos Olímpicos de inverno, em 2006, cerca de 40% da cobertura oficial das competições foi feita em HD (High Definition) e estava disponível para espectadores que queriam melhor sinal e qualidade de imagem.

No entanto, a base de todas as transmissões era em SD (Standard Definition). Para estas Olimpíadas, será o inverso do que foi há cerca de dois anos: além de todas as competições serem transmitidas em imagens de alta-definição, os espectadores contam também com áudio 5.1.

O tamanho e a complexidade da cobertura de todos os 37 locais de competição é inédito. Todas as transmissões oficiais ao vivo são direcionadas para o Centro de Transmissões Internacionais de Pequim e de lá sai o sinal para cada uma das emissoras de TV que está cobrindo os Jogos em cada país, além de ser direcionado para a internet em alguns portais.

A Panasonic, que é patrocinadora oficial dos jogos na área de áudio e vídeo, desenvolveu um formato especial de vídeo denominado DVCPRO HD, que é nada mais que um variante do formato DV, capaz de gravar imagens em 1080p. Devido ao material gravado ser 100% digital, ele está imediatamente disponível para edição e pós-produção.

Algumas emissoras de TV (como a Televisa) também possuem equipamento próprio em Pequim para complementar a sua cobertura no país em que atua, com gravações adicionais misturadas à cobertura oficial, para dar um ar mais “nacional” a suas transmissões.

Publicidade

A Panasonic levou um ano para preparar toda a cobertura oficial dos Jogos Olímpicos. Ela é patrocinadora olímpica desde os jogos de 1988 e, caso não queira estender essa parceria, continuará como tal até 2016.

[Via: Macworld.]

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior

Usuários reclamam de problemas nos updates da App Store, restauração de iPhones

Próximo Artigo

Ex-funcionário processa Apple por horas extras e más condições de trabalho

Posts Relacionados