O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Contrário às expectativas, iPhone 3G está bombando até no Japão

Crescimento líquido em novas assinaturas móveis (de julho de 2007 a julho de 2008)

O mercado de telefonia celular japonês registrou uma movimentação muito grande de assinantes recentemente e o iPhone 3G é visto como um dos grandes responsáveis por isso. A novidade vai de encontro a rumores que indicavam que o aparelho não seria bem recebido no país.

Publicidade
Crescimento líquido em novas assinaturas móveis (de julho de 2007 a julho de 2008)
Crescimento líquido em novas assinaturas móveis (de julho de 2007 a julho de 2008)

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Tech-On!, a SoftBank Mobile — operadora exclusiva do iPhone 3G no Japão — conquistou 215.400 das 391.500 novas ativações de aparelhos no Japão no mês de julho — mais da metade do total.

A operadora concorrente KDDI concorda com o “efeito iPhone”, revelando que o número de consumidores migrando para outra operadora superou o de imigrantes pela primeira vez na sua história, em julho. “Nossa oferta de aparelhos não é atrativa o suficiente”, afirmou a assessoria de imprensa da KDDI.

O iPhone só chegou ao Japão na sua segunda geração porque lá não existe o serviço GSM 2G. Pioneiros no desenvolvimento das redes móveis 3G há cerca de uma década, os próprios japoneses optaram por “pular” a segunda geração.

Publicidade

A desconfiança sobre o sucesso do produto no país deve-se ao fato de que concorrentes oferecem recursos atualmente inexistentes na oferta da Apple, como leitura de códigos de barra QC, o chip “FeliCA” da Sony para compras em vending machines e a facilidade de entrada de caracteres japoneses, como o “emoji”, um novo conjunto de caracteres pictográficos que muitos japoneses consideram essencial na troca de mensagens instantâneas.

Suas lindas interfaces, excelente usabilidade e o famoso “efeito halo do iPod” são fatores indicados como fundamentais para o sucesso da Apple no Japão. Muitos consumidores criticam a dificuldade de uso de produtos que se gabam por serem mais completos na oferta de recursos.

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior

Apple poderá implementar chips de vídeo dedicados em futuros Macs

Próximo Artigo

HP lança o primeiro notebook quad-core do mundo

Posts Relacionados