O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Intel publica especificações da controladora USB 3.0

A Intel publicou nesta quarta-feira o primeiro rascunho das especificações de interface da controladora Universal Serial Bus 3.0, a próxima geração do seu formato de conectividade para periféricos.

Publicidade

As informações servem como guia para fabricantes de hardware desenvolverem comunicações entre softwares e a controladora USB. O anúncio serviu, ainda, para resolver desentendimentos entre a Intel e a AMD e NVIDIA, que estavam a acusando de tentar se beneficiar segurando informações sobre a interface em prol de uma vantagem sobre sistemas baseados na sua plataforma.

Mesmo sob licença, a especificação não inclui royalties, o que permitirá que a AMD e outras empresas que desejarem promover a USB 3.0 possam utilizar a tecnologia sem ter que pagar taxas de suporte para a Intel. A AMD reconhece a publicação como parte de um “padrão aberto”.

A divulgação dos detalhes técnicos acelerará a implementação da USB 3.0 em novos hardwares, mas mesmo assim os primeiros com a interface só devem chegar ao mercado em 2009. Esta versão promete uma banda 10 vezes maior do que a USB 2.0 (por isso, é conhecida também como SuperSpeed USB), chegando a 5Gbps e, teoricamente, com grande vantagem sobre a especificação concorrente FireWire 3200.

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior

De graça, até injeção na testa! III

Próximo Artigo

Alguém ainda se importa com o Internet Explorer 6.0?

Posts Relacionados