O melhor pedaço da Maçã.

WhatsApp ganhará interface mais atualizada no iOS [atualizado]

Após alguns bons anos sem mudanças significativas, o WhatsApp está finalmente trabalhando para dar uma atualizada na interface do seu aplicativo para iOS. Além do efeito translúcido sobre o qual já comentamos, agora o app também está testando uma nova interface para a seção de Configurações, a qual passará contar com formas arredondadas.

Publicidade

De acordo com mais uma descoberta do WABetaInfo, O WhatsApp está abandonando a interface que agrupa os elementos de cada seção em formas retangulares com cantos retos e que ocupam a largura de toda a tela em prol dos arredondados com margens nas laterais. É o padrão visual que foi adotado pela Apple no iOS 15 tanto no app Ajustes quanto em outras partes do sistema.

A mudança já foi adotada pela Meta nas páginas de perfil do WhatsApp, mas pela primeira vez foi observada também no menu de Configurações. Os testes, de certa forma, deixam a coisa um pouco confusa, visto que betas recentes do aplicativo indicavam um outro padrão de interface para a seção.

Essa interface alternativa incorporava elementos das páginas de perfil, mas ainda contava com as formas retas presentes atualmente nas Configurações. Obviamente, um dos dois conceitos deverá sair como “vitorioso” nesta questão — ou, quem sabe, até mesmo uma mistura dos dois.

Outra novidade é quanto ao design translúcido que será adotado pelo app. Agora, podemos vê-lo também nas páginas de chats, que ganharão o efeito na parte superior (onde fica o nome do contato e sua foto). Lançado pela Apple no iOS 7, esse efeito já está presente em apps de terceiros como Telegram e Twitter, e apesar de já ter sido testado pelo WhatsApp num passado distante, acabou não vingando.

Publicidade

Por fim, o WhatsApp continua testando a adoção de um padrão mais moderno e mais condizente com as diretrizes visuais atuais da Apple para seus menus contextuais. É possível observar a mudança, por exemplo, no menu “Editar” para os chats arquivados, que agora aparecerá no canto superior direito (e não mais na parte inferior) — algo semelhante ao futuro menu contextual para ligações.

Atualização, por Bruno Cardoso26/06/2023 às 11:30

Pouco tempo depois de começar a testar essas mudanças, o WhatsApp implementou mais alguns ajustes na interface do seu app. Desta vez, eles focam nas folhas de ação (action sheets) do mensageiro, que também aparecem agora com um aspecto mais arredondado.

Encontrado na versão beta mais recente do WhatsApp disponível no TestFlight (23.13.0.71), esse novo visual pode ser notado ao tentar apagar uma mensagem ou silenciar uma conversa, por exemplo. Até então, o mensageiro usava a API1Application programming interface, ou interface de programação de aplicações. distribuída pela própria Apple para boa parte das folhas de ação do seu apps, as quais deverão ser substituídas pela nova versão.

Segundo o WABetaInfo, a novidade já está disponível para alguns usuários do WhatsApp beta. A previsão é de que a nova interface seja expandida para ainda mais testadores nos próximos dias.


Ícone do app WhatsApp Messenger
WhatsApp Messenger de WhatsApp Inc.
Compatível com MacsCompatível com iPhones
Versão 24.8.80 (214.2 MB)
Requer o iOS 12.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na Mac App Store Código QR Código QR

Notas de rodapé

  • 1
    Application programming interface, ou interface de programação de aplicações.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Estojo de AirPods é achado embaixo de copo de fast food

Próx. Post

Promoções na App Store: LEDit, Chichen Itza Experience, Theine e mais!

Posts Relacionados