O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Atalhos de Mac adaptados para quem está chegando do Windows

Antes de mais nada, gostaria de deixar claro que a minha recomendação é que todos utilizem atalhos de Mac como atalhos de Mac. Acostumar-se leva alguns poucos dias e, sinceramente, eles fazem muito mais sentido que os de Windows. Você acha mais coerente Alt + F4 (não significa bulhufas) para fechar uma janela ou Cmd + W (Command + Window)?

Publicidade

Ainda assim, há quem prefira os modos Microsoftianos e, devido a isso, estamos aqui para mostrar-lhes um recurso bem bacana do Mac OS X que muitos podem não conhecer. Ele serve, também, para usuários adaptarem as teclas de atalho de teclados de PCs — quem comprou um Mac mini e só trocou a CPU da máquina, por exemplo, com certeza já precisou disto.

A mágica é o botão “Modifier Keys…”, localizado na primeira aba (Keyboard) do painel de preferências Keyboard & Mouse, do System Preferences. Na janela que se abre, você pode especificar que tecla funcionará como cada um dos auxiliares de atalhos, por exemplo:

Observe que eu inverti o funcionamento da tecla Ctrl com Command. Basta isso para muitos dos antigos atalhos de Windows passarem a funcionar similarmente no Mac: Ctrl + C (copiar), por exemplo, é Command + C, no Mac. Invertendo estas duas, você resolve o problema.

Publicidade

Ainda no mesmo painel, observe a última aba, no topo: “Keyboard Shortcuts”. Aqui, o Mac OS X já nos traz uma generosa lista de atalhos do sistema pré-configurados, mas o interessante é que tudo é totalmente customizável. Pelos botões com sinais de mais (+) e menos (-), na parte inferior, você pode adicionar e remover atalhos como bem entender.

Agora é só configurar a máquina ao seu gosto. 😉

[Dica do Nelson Biagio Jr., obrigado!]

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior

Rohos Logon Key faz de qualquer dispositivo USB uma chave de acesso para o seu Mac

Próximo Artigo

iPods em edições especiais e limitadas

Posts Relacionados