O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Dá para usar câmeras USB no iChat e/ou Photo Booth?

Colaboração especial por Fernando Ferrari.

Publicidade

Câmeras, ação!… Como isso é difícil num Mac mini! Ou Mac Pro, tanto faz. Por quê? Simples: não há câmeras iSight embutidas nesses Macs — meio óbvio, já que eles não acompanham monitores, e pior é que os próprios Apple Cinema Displays ainda não possuem iSight embutida. O que fazer? Partir para o sub-mundo da gambiarra e instalar o macam ou iUSBCam? Eu digo que não.

Veja, a Apple incluiu no Mac OS X Leopard uma capacidade até então inexistente nos Macs. Trata-se da compatibilidade nativa com câmeras do padrão USB video class (UVC), sem a necessidade de qualquer driver ou software adicional. A prova está na página de especificações técnicas do sistema:

Photo Booth precisa de uma câmera iSight (Interna ou Externa), câmera de vídeo DV com USB (UVC) ou FireWire; e um processador Intel ou PowerPC G5. Os efeitos de fundo necessitam um processador Intel Core Duo ou superior. Para usar os efeitos de fundo com uma câmera de vídeo DV, esta deve dispor de foco fixo, exposição e contraste.

Ou seja, é só plugar e pronto! Até aqui, você pensa: “Que maravilha!”… mas fica a sensação que câmeras neste padrão ou custam uma fortuna ou quase não existem. De fato, não são câmeras muito abundantes e, no geral, não são as mais baratas, mas para a glória de alguns e desespero dos feios, eu encontrei uma câmera boa, barata (acredite! — ela custou R$69 nas Americanas), facilmente encontrada, mas… é da Microsoft (hehe, brincadeira).

Falo da simples VX-500: compacta, simples, sem firulas. Plugou e já aparece o ícone no iChat. Diferentemente do macam e iUSBCam, ela também funciona perfeitamente no Photo Booth. Ou seja, excelente! Lógico não é uma iSight (nem tão bonitinha quanto) mas, como todos nós sabemos, a webcam da Apple não é mais produzida de forma independente.

Essa é a minha dica para todos vocês. Aproveitem!

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior

Mac é Pop nas Olimpíadas: Michael Phelps e o seu iPod

Próximo Artigo

Eu não preciso de quê, cara pálida?

Posts Relacionados