O melhor pedaço da Maçã.
Conceito do iOS 18

Conceito: designer imagina iOS 18 com uma interface à la visionOS

Em meio às muitas novidades cogitadas para o iOS 18, está a possibilidade de que a futura versão do sistema operacional dos iPhones incorpore alguns elementos do visionOS (o SO do Apple Vision Pro) em sua interface — processo que já teria se iniciado timidamente na atual versão, diga-se.

Publicidade

Incrivelmente, já existem alguns conceitos rolando pela internet levando em consideração esse rumor. Alguns deles são do designer gráfico identificado Jia [@upintheozone] no X, o qual vem imaginando como seria o sistema dos iPhones à la visionOS antes mesmo do rumor e do lançamento do dispositivo — desde o fim do ano passado, mais especificamente.

Assim como no sistema do Vision Pro, uma versão “borrada” e fosca do plano de fundo faria parte da interface principal do aplicativo. No caso do iOS, como não é possível (e nem viável) manter a câmera ligada o tempo todo para captar o ambiente, esse background poderia ser formado a partir do wallpaper do aparelho, por exemplo.

Esse efeito já existe timidamente em alguns locais do iOS — como nas barras de abas inferiores de alguns apps, por exemplo —, mas a interface principal desses aplicativos (onde fica o conteúdo em si) permanece como uma cor sólida (geralmente branco ou preto).

Outra coisa interessante emprestada do visionOS é o aspecto flutuante de alguns elementos, que poderiam fazer com que algumas coisas parecessem sobrepostas às demais — como nesse exemplo do aplicativo Tempo, que ficaria ainda mais translúcido que atualmente.

Isso poderia ser aplicado praticamente a qualquer aplicativo ou parte da interface:

Botões também ganhariam um aspecto mais translúcido e consistente com o restante da interface. É diferente do estado atual, em que eles geralmente têm uma cor sólida (na maioria das vezes azul) em contraste com a cor principal da interface (branco ou preto).

Os popups e alertas disparados pelo sistema também ganhariam esse aspecto:

Bem como o controle de volume e do Botão de Ação:

A Dynamic Island, atualmente com sua cor preta bem sólida, também seria modificada:

Jia imaginou, até mesmo, como seria a interface de um recurso de inteligência artificial que está sendo desenvolvido pela Apple para editar imagens com base em comandos de texto:

Ela também poderia ser usada diretamente a partir da SiriGPT:

Alguns aplicativos à la visionOS

Jia também imaginou como seria a interface de alguns aplicativos isoladamente, caso fossem aplicadas essas diretrizes.

Publicidade

Vamos conferir alguns delas?

Mensagens

Mapas

Calendário

Carteira

Notas


Tudo bem bonito, não acham?

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Promoções na App Store: Up Slide Down, Resize Picture, Incredibox e mais!

Próx. Post

Pesquisa: 52% dos apps pro Vision Pro são pagos; preço médio é de US$5,67

Posts Relacionados