O melhor pedaço da Maçã.

Novo beta do Safari 4 já está disponível [atualizado]

A Apple disponibilizou ontem para todos os seus desenvolvedores novos builds do Safari 4 Developer Preview para Mac OS X 10.5 Leopard (40A12), 10.4 Tiger (40A8) e para Windows XP e Vista (40A12).

Publicidade

A nova versão do navegador da Apple promete uma enorme quantidade de novos recursos, em especial para desenvolvedores web. Entre eles, destaca-se um novo menu Develop com um inspetor web redesenhado, além de um novo depurador JavaScript integrado ao browser em conjunto com um novo profiler para gravação de alterações em scripts de páginas.

Alguns desenvolvedores que já estão fazendo testes nessa versão beta relataram que ele traz muitos aprimoramentos introduzidos nas últimas versões do WebKit — mecanismo de processamento de páginas de código aberto, usado pela Apple no Safari 3.1 –, como o uso de CSS para produção de máscaras e reflexos em imagens, além do suporte a gradientes.

Os últimos nightly builds do WebKit trouxeram também compatibilidade total com HTML 5, que permite ao navegador trabalhar com armazenamento dinâmico de dados e também com aplicações web desconectado da rede. Outra novidade interessante é o suporte à WAI-ARIA (um tipo de aplicação rica para internet, como Silverlight e SproutCore), ainda de forma rudimentar, mas sem uso de extensões. Por fim, ele traz aprimoramentos para o uso de AJAX em aplicações web.

Publicidade

O novo beta do Safari 4 está disponível para todos os desenvolvedores registrados na Apple Developer Connection, com qualquer tipo de assinatura (até a gratuita). Se você já é membro da comunidade de desenvolvimento da Maçã, é só fazer login no site e acessar a seção de downloads. Caso ainda não seja registrado e queira iniciar testes com a futura versão do Safari, basta cadastrar-se aqui.

[Via: AppleInsider.]

Atualização (24/08/08 às 18:45): o leitor fisloco nos cedeu algumas informações a respeito do profiler do Safari. Ele é uma ferramenta para checar o tempo de execução de cada instrução nos scripts da página, permitindo que o programador descubra onde exatamente ela leva mais tempo para ser executada e, com isso, tentar otimizar o código.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Vendas do iPhone são prejudicadas por Pocket PCs com Windows Mobile

Próx. Post

a2YOU realizará seu primeiro workshop no Shopping Market Place, em São Paulo

Posts Relacionados