Seguindo um conceito semelhante ao adotado pela Apple para distribuir aplicativos para iPhones e iPods touch, foi anunciado hoje no blog do Android o Market, uma loja virtual acessível por qualquer celular rodando o sistema operacional da gigante de buscas, onde os desenvolvedores da plataforma poderão distribuir todos os seus projetos.
Assim como a App Store, o Android Market é um aplicativo. Escrito pelo Google, ele estará disponível em versão beta nos primeiros celulares rodando a plataforma.
Num primeiro momento, os usuários só conseguirão baixar aplicativos gratuitos pela loja. Posteriormente, uma atualização deverá permitir o download de conteúdo pago. Assim como o YouTube, uma ferramenta de feedback e classificação será utilizada para avaliar a popularidade do conteúdo.
Os desenvolvedores poderão incluir seus aplicativos no Market através de um registro, seguido do upload do(s) aplicativo(os) e da publicação. O Google espera também fornecer um serviço de monitoramento, onde será possível ao desenvolvedor acompanhar o status do seu conteúdo, bem como gerenciar múltiplas versões de um mesmo aplicativo (direcionado a celulares diferentes, por exemplo).
Apesar do conceito do Android Market e da App Store ser o mesmo, há algumas diferenças. Por exemplo, quem desenvolve aplicativos para o OS X iPhone não precisa direcionar seu conteúdo de forma específica para um determinado tipo de aparelho, pois o iPhone é o único da plataforma da Apple.
[Via: Macworld.]