O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Mozilla lança Ubiquity: linguagem comandando a web

O Mozilla Labs anunciou ainda ontem o lançamento do Ubiquity, projeto experimental que utiliza a linguagem para comandar serviços diversos na web. Trata-se de uma extensão para o Firefox que possibilita ao usuário digitar o que quiser — inserir um mapa, traduzir uma página, enviar um tweet, buscar no Google — e, a partir daí, invocar um entre dezenas de serviços integrados.

Publicidade

Aza Raskin — não, este sobrenome não é por acaso: trata-se mesmo do filho de Jef Raskin, um dos mentores do projeto do primeiro Macintosh — explica a utilidade do Ubiquity com um exemplo corriqueiro: enviar um email para um amigo que você encontrará num restaurante que nenhum dos dois conhecem.

Para incluir um simples mapa no email, o usuário precisa realizar uma série de tarefas paralelas à composição da mensagem, como acessar e encontrar o mapa num site específico, buscar análises do restaurante num site de buscas e, depois de tudo, copiar e colar os links na mensagem. Muitos cliques, digitações, buscas, cópias e colas são realizadas numa tarefa que deveria ser bem mais simples. E, no final das contas, nem o mapa, nem as análises chegam ao destinatário — apenas uma lista de links.

Com o Ubiquity, o usuário digita “mapa” e ele próprio chama o Google Maps e o insere no email. Enquanto você digita o que quer na caixa de buscas, o sistema tenta identificar o que você procura e quais serviços deseja ter acesso.

Publicidade

Nada melhor do que um vídeo demonstrativo para explicá-lo:

[vimeo]http://vimeo.com/1561578[/vimeo]

Em outras palavras, o objetivo do Ubiquity é conectar a web com a forma como vivemos, com a nossa linguagem. O grande problema da grande rede hoje é que localidades e dados são desconexos. Se você quiser enviar o link para um mapa, traduzir uma página, converter algo para PDF, escrever comentários sobre um restaurante, você pode — mas terá um pouco de dificuldade para conseguir tudo isso.

Publicidade

O Mozilla Ubiquity é um projeto ambicioso e de código-aberto, o que significa que qualquer pessoa pode contribuir para que ele funcione com ainda mais APIs e serviços da web. Um protótipo da extensão já está disponível para download e inclui tutoriais e dicas de como criar novos comandos.

[Dica do Nelson Biagio Jr., obrigado!]

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior

Bloomberg mata Steve Jobs por engano (WTF?!)

Próximo Artigo

Estaria a Apple preparando a iTunes Store na Índia?

Posts Relacionados