O melhor pedaço da Maçã.

Como excluir a sua conta do Google

Pare um pouco e pense em quantos serviços do Google você usa durante o dia: YouTube, Gmail, Google Maps, Google Drive… bem, são apenas alguns dos exemplos. Isso sem falar no próprio buscador da empresa, é claro!

Publicidade

Com tantas informações pessoais, não é difícil (pensando na sua privacidade) que você acabe querendo apagar a sua conta por lá. Para isso, ensinaremos abaixo como excluir toda a sua conta nos serviços da empresa de Mountain View — ou, se preferir, apenas um serviço dela, como o YouTube ou o Gmail.

Caso opte por excluir a sua conta por inteiro, você perderá acesso a todo e qualquer serviço do Google — entre os já mencionados acima. Você pode querer também fazer o download das suas informações antes de finalizar a exclusão da conta.

Revisando as suas informações

O Google sugere que você use uma ferramenta de Verificação de Segurança, que vai mostrar quais dispositivos estão conectados à sua conta, as atividades de segurança e até um check-up de senhas possivelmente comprometidas.

Publicidade

Outro ponto importante é verificar se você acessa algum aplicativo de banco ou redes sociais com a sua conta do Google. Caso use, considere mudar o endereço de email vinculado a ele. 😉

Baixando os seus dados

Você pode baixar os seus dados antes de excluir a sua conta para posteriormente salvá-los através de um arquivo em seu dispositivo.

O processo pode ser feito pelo aplicativo do Gmail ou pelo navegador.

Baixando os seus dados pelo iPhone ou iPad

Abra o app Google ou Gmail, por exemplo, toque na sua foto no canto superior direito e em “Gerenciar sua Conta do Google”. Em seguida, vá em Privacidade e personalização » Fazer o download dos seus dados.

Publicidade

Caso queira fazer isso pelo navegador, abra essa página e toque em “Fazer o download dos seus dados”.

Uma página será aberta com todos os seus dados (como histórico do Chrome, contatos, arquivos armazenados no Drive e cartões salvos no Google Pay). Use as caixas de seleção, localizadas à direita, para marcar ou desmarcar alguma categoria de informação que você não queira baixar. Depois, toque em “Próxima Etapa”.

Publicidade

O próximo passo é escolher o tipo, a frequência e o destino do arquivo com as informações. Por exemplo: você pode baixá-lo através de um link por email ou adicioná-lo a um serviço de terceiros, como o Box ou o OneDrive.

Escolha, ainda, se quer exportar o arquivo de uma só vez ou a cada dois meses durante um ano. Por último, escolha o formato do arquivo e o seu tamanho. Caso o arquivo seja maior que uma das opções escolhidas, ele será dividido em vários.

Quando tiver finalizado, toque em “Criar exportação”. O processo poderá demorar bastante se forem muitos dados (horas ou dias, de acordo com o Google). Quando esse processo for finalizado, você receberá um email.

Baixando os seus dados pela web

Para visualizar suas informações e posteriormente baixá-las, acesse essa página e clique em “Fazer o download dos seus dados”. Depois, siga os mesmos passos descritos acima.

Excluindo a sua conta do Google

Depois de ter baixado os seus dados, chegou a hora de fazer a exclusão da sua conta propriamente dita.

Excluindo a sua conta pelo iPhone ou iPad

Abra o app Google ou Gmail, por exemplo, toque na sua foto (no canto superior direito) e em “Gerenciar sua Conta do Google”. Se preferir fazer pelo navegador. Vá em Privacidade e personalização » Excluir um serviço ou sua conta » Excluir sua Conta do Google, digite a sua senha e siga os passos na tela.

Excluindo a sua conta pela web

Abra essa página e clique em “Dados e personalização”, na barra lateral (esquerda). Em seguida, vá em “Excluir um serviço ou sua conta” e depois em “Excluir sua conta”, na seção “Excluir sua Conta do Google”.

Se necessário, faça o login. Confirme novamente que deseja excluir a sua conta e clique em “Excluir conta”.

Excluindo apenas um serviço da sua conta do Google

Caso não queira perder o acesso a todos os conteúdos da sua conta do Google, é possível excluir apenas um ou mais serviços, como o YouTube ou o Gmail.

Excluindo um serviço da conta pelo iPhone ou iPad

Abra o app Google ou Gmail, toque na sua foto (localizada no canto superior direito) e em “Gerenciar sua Conta do Google”. Caso não tenha o aplicativo instalado, é possível abrir esse endereço pelo navegador.

Na parte superior, toque em “Privacidade e personalização”. Depois, vá em Excluir um serviço ou sua conta » Excluir um serviço do Google, digite a sua senha e depois toque no ícone da lixeira (ao lado do serviço desejado).

Excluindo um serviço da conta pela web

Acesse essa página e clique em “Excluir um serviço”. Na seção “Excluir um serviço do Google”, selecione novamente “Excluir um serviço”. Se necessário, faça o login.

Em seguida, você verá os serviços que poderão ser excluídos, como o YouTube e o Gmail. Clique então no ícone da lixeira, ao lado de um deles.


Ícone do app Google
Google de Google
Compatível com iPadsCompatível com iPhones
Versão 309.0 (345.1 MB)
Requer o iOS 15.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR

Ícone do app Gmail: o e-mail do Google
Gmail: o e-mail do Google de Google
Compatível com iPadsCompatível com iPhones
Versão 6.0.240310 (505.5 MB)
Requer o iOS 15.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Como excluir a sua conta no Dropbox

Próx. Post

Um agradecimento a todos que nos apoiam no Patreon/Catarse!

Posts Relacionados