O melhor pedaço da Maçã.

Nova patente ressuscita rumores de chegada do Face ID aos Macs

nikkimeel / Shutterstock.com
Face ID

Quando os MacBooks Pro de 14 e 16 polegadas foram lançados no fim de 2021, muita gente achou estranho a Apple adicionar um notch aos dispositivos sem trazer uma versão do Face ID junto — mesmo que o entalhe tenha possibilitado uma área útil de tela maior.

Publicidade

Como sabemos, até hoje, os laptops da Maçã continuam apenas com o bom e velho Touch ID, que, segundo Tom Boger, vice-presidente de marketing de produto para o Mac e o iPad, seria até mais prático nesse caso. Mesmo assim, ainda há quem sonhe com o sistema de reconhecimento facial dos iPhones e iPads chegando aos computadores da empresa.

E isso, para ser sincero, não é para menos: ao longos dos últimos anos, vimos vários rumores de que a tecnologia de autenticação biométrica estava mesmo a caminho dos Macs; até mesmo códigos que faziam referência ao recurso chegaram ser encontrados no macOS Big Sur 11.

Agora, é a vez de (mais) uma patente jogar luz nessa possibilidade.

Como notado pelo Patently Apple, uma patente recentemente registrada pela gigante de Cupertino ilustra um sistema de autenticação biométrica para Macs que emite padrões de luz para verificar a identidade do usuário — ou seja, o próprio Face ID. Embora também cite desktops, o documento se desdobra principalmente sobre laptops — o que pode indicar uma possível chegada da tecnologia aos MacBooks.

Ele também explica a importância desse tipo de sistema para prevenir que pessoas não-autorizadas acessem informações sensíveis de usuários em seus computadores. Essas tecnologias, entretanto, precisam considerar as limitações físicas dos dispositivos:

Publicidade

Devido à quantidade de espaço limitado disponível com cavidades internas desses dispositivos de computação, esses esquemas de autenticação devem ser compactos (ou ter perfis finos) sem sacrificar a precisão do reconhecimento do usuário.

Para solucionar esses desafios, a patente sugere um “modulo de reconhecimento de padrões de luz” que pode ser incorporado em computadores. Esse módulo deverá ser posicionado numa partição adjacente ao display ou abaixo dele que pode assumir o formato de um círculo, de uma elipse, de uma série de formas poligonais ao mesmo tempo ou de um… notch.

O documento traz ilustrações que imaginam um notch com um sistema de autenticação como o Face ID tanto em um laptop quanto em um desktop, como o iMac — embora o all-in-one tenha espaço suficiente em suas bordas para abrigar esse tipo de componente. Há também a possibilidade de essa peça ser posicionada na parte de cima do teclado, assim como a Touch Bar no MacBook Pro de 13″ (vide imagem acima).

Embora o número de patentes que sugerem uma chegada do Face ID aos Macs seja um tanto… suspeito, esse tipo de documento não deve ser interpretado como uma prova de que a Apple irá mesmo trazer a tecnologia para os seus computadores. Ela entrou com o pedido para registrar essa patente ainda em 2021, vale notar.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

iPhone 14 supera linha Pro e termina como o mais vendido do 2º trimestre

Próx. Post

“iPhones 16 Pro” terão Wi-Fi 7 e lente ultra-angular de 48MP, afirma Jeff Pu

Posts Relacionados