O melhor pedaço da Maçã.

IBM testa drive de estado sólido de 4TB

Não vai sobrar pra ninguém: todas as grandes empresas de tecnologia querem uma fatia do mercado de drives de estado sólido. Agora, foi a vez da Big Blue, que anunciou estar testando um SSD de 4TB direcionado para corporações.

Publicidade
ioDrive, da Fusion-io

Aos poucos, a tecnologia mostra que chegou para acabar com os discos-rígidos, deixando de estar limitada a câmeras digitais e PMPs como o iPod. Falta muito pouco para os SSDs atingirem massa crítica tecnológica em termos de capacidade de armazenamento, performance e disponibilidade — sendo incorporados em vários tipos de equipamento, desde notebooks super-portáteis até grandes soluções empresariais.

Engenheiros e pesquisadores do laboratório de desenvolvimento IBM Hursley, na Inglaterra, e do Almaden Research Center, na Califórnia (Estados Unidos), conseguiram atingir uma performance 250% superior à solução de armazenamento de disco mais rápida do mundo, e ainda com um consumo 25% menor, descartando a necessidade de refrigeração especial.

Sob o nome Quicksilver, a IBM uniu no seu projeto os drives de estado sólido com suas tecnologias de virtualização de armazenamento, atingindo uma taxa de transferência de dados sustentável de mais de 1 milhão de entradas/saídas por segundo (input/output per second, ou IOPS), com um tempo de resposta de menos de um milissegundo em um rack SSD de 4,1TB. Os drives são fornecidos pela Fusion-io (veja imagem acima).

A empresa acredita ser possível iniciar a comercialização da tecnologia já nos próximos 12 meses, mas ainda pretende trabalhar na sua confiabilidade e integração com aplicativos e sistemas.

[Via: CNET News.]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Confira as primeiras imagens do Google Chrome

Próx. Post

MacMagazine no Gestão do Futuro, com Steve Wozniak

Posts Relacionados