O melhor pedaço da Maçã.
PixieMe / Shutterstock.com
macOS Sonoma 14

Usuários enfrentam problema com drives externos no macOS Sonoma há meses

Um problema que impede a montagem de drives externos no Mac tem atormentado alguns usuários há meses — pelo menos desde o lançamento do macOS Sonoma 14.

Publicidade

Isso porque, logo após a introdução do sistema operacional mais recente de Macs, começaram a surgir reclamações [1, 2] nos fóruns de suporte da Apple, sendo que os usuários apontaram o mesmo problema — ou seja, que os seus discos não apareciam depois de conectá-los a uma porta USB ou Thunderbolt do Mac.

Em alguns casos, foram notados episódios periódicos de falha na unidade — de modo que, por vezes, parecia que os discos eram ilegíveis. Entretanto, o problema não afeta unidades específicas ou conjuntos RAID — ademais, ele parece ocorrer tanto em Macs com Apple Silicon e quanto aqueles com chips Intel.

É importante notar, também, que quase todas as reclamações mencionam o uso do formato exFAT. Existem algumas reclamações sobre o formato APFS, porém bem menos quando comparada ao anterior.

Publicidade

Fato é que o problema ocorre apenas em Macs que executam o macOS Sonoma. Nos casos em que os usuários fizeram downgrade para o macOS Ventura, as unidades ficaram acessíveis novamente, sem problemas.

Como contornar o problema?

Alguns usuários que reclamaram também afirmaram que entraram em contato diretamente com o suporte da Apple e que a empresa está “ciente da situação”. No entanto, não é possível afirmar ainda se uma solução definitiva está a caminho ou não.

Nesse sentido, vez de uma correção fornecida pela Apple, ainda existem algumas opções disponíveis para usuários presos nesta situação.

Publicidade

Como dito, algumas pessoas relataram que fazer o downgrade para o macOS Ventura funcionou, enquanto outras disseram que optaram por ferramentas de terceiros, a exemplo do macFUSE — você também pode conferir o BuhoNTFS.

Alterar o formato do drive de exFAT para outro compatível com Mac também seria uma solução alternativa — exceto se você tiver dados armazenados nas unidades que deseja manter.

Como a Apple ainda não fez nada para resolver o problema, os usuários afetados precisam “se virar nos 30” para contornar a situação.

via AppleInsider

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Opera One testa download e uso de LLMs locais no navegador

Próx. Post

Facebook anuncia novo player em tela cheia para todos os tipos de vídeos

Posts Relacionados