O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

YouTube chega ao mundo corporativo

Embora tenha passado despercebido, certamente ofuscado pelo anúncio do navegador Google Chrome, houve o lançamento de uma nova ferramenta voltada ao mundo corporativo e que passará a integrar a suíte Google Apps: o Google Video for Business.

Publicidade

A nova aplicação pretende levar a comunicação empresarial e os conceitos de trabalho colaborativo e distribuição de conteúdo a um novo patamar, facilitando a troca e distribuição de conteúdo corporativo, treinamentos, briefing de reuniões e relatórios de viagens e eventos, dentre outros, trazendo às empresas o mesmo conceito revolucionário inaugurado pelo YouTube na concentração e distribuição de vídeos na internet.

Duas são as principais vantagens da utilização deste aplicativo: a facilidade de distribuição de conteúdo, principalmente para escritórios distantes ou funcionários que trabalham remotamente — realidade cada vez mais comum, aliás — e a possibilidade de se determinar, exatamente, quem terá acesso aos vídeos produzidos, seja apenas um usuário, um grupo de pessoas ou todos os colaboradores da organização — embora nem queira pensar nas “obras primas” que serão produzidas pelo pessoal de TI, nas longas madrugadas frias e solitárias nos datacenters da vida. 😀

Publicidade

Veja só como este recurso é utilizado dentro do próprio Google:

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=iWzwLGJ0BIo[/youtube]

Parece ser o melhor dos mundos, a princípio, mas como profissional da área de Segurança da Informação e responsável por esta área em uma instituição financeira, jamais permitiria a adoção deste recurso em minha empresa, se houvesse a menor possibilidade de que estes vídeos fossem enviados para além do domínio da corporação. Afinal de contas, travo uma batalha constante e cotidiana contra o vazamento de informações sigilosas e confidenciais.

E nem pense que isto acontece apenas nos filmes de Hollywood. Na recente pesquisa Trust, Security & Passwords, realizada pela Cyber-Ark Software e focada em 300 profissionais de segurança da informação do Reino Unido, 88% (isso mesmo: oitenta e oito por cento!), vazariam informações confidenciais de suas empresas, caso fossem demitidos amanhã. O Google Video for Business me parece ser bastante interessante e realmente poderá ajudar na comunicação empresarial. Porém, levo muito a sério o que nossas avós sempre diziam: “prudência e caldo de galinha não fazem mal a ninguém”. Use com moderação!

[Dica do Bruno Marques, obrigado!]

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior

Adobe fará sua primeira demonstração da Creative Suite 4 neste mês

Próximo Artigo

shinywhitebox lança iShowU HD & HD Pro

Posts Relacionados