O melhor pedaço da Maçã.

Google lança Picasa 3 com reconhecimento facial e novidades no Picasa Web Albums

É, minha gente, o Google não pára. A gigante de buscas acaba de anunciar uma série de novidades para o Picasa (que chega à versão 3.0) e para o Picasa Web Albums, que completou recentemente dois anos de vida e ganha diversos aprimoramentos no compartilhamento de fotografias. A idéia, com certeza, é tirar o reinado do Yahoo! com o Flickr.

Publicidade

As novas “Name Tags” facilitam bastante o trabalho de identificação de pessoas em fotos. Uma tecnologia avançada agrupa faces similares automaticamente, permitindo que o usuário rapidamente gere slideshows apenas com imagens dele e do seu melhor amigo, por exemplo. Quanto mais fotos forem classificadas, melhor funcionará o reconhecimento facial.

Confira o vídeo:

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=teeGF-w5Cpw[/youtube]

O Google também trabalhou na interface do Picasa Web Albums e, principalmente, na sua navegação. Uma nova página “Explore” oferece links para imagens interessantes e fotos publicadas recentemente no serviço, que agora facilita o envio de dicas para amigos via email.

Totalmente integrado ao Web Albums, o software Picasa chega à versão 3 (em fase beta pública) com vários recursos para compartilhamento de imagens, incluindo uma funcionalidade de sincronismo automática do conteúdo do PC com a conta do usuário na web. Todo o controle de quem poderá acessar/visualizar as imagens pode ser feito de dentro do próprio aplicativo.

O Picasa 3 traz, ainda, novas ferramentas de edição para retoque e restauração de fotos, detecção de correção de olhos vermelhos e adição de textos sobre imagens. Está ainda mais fácil fazer montagens com várias fotos e criar slideshows bacanas, inclusive com a possibilidade de gerar filmes com grupos de imagens ao lado de vídeos, capturas de webcams e músicas que podem ser depois enviados para o YouTube (claro).

O vídeo abaixo explora as principais novidades do Picasa 3 beta:

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=rskC6c_5L1M[/youtube]

O programa, infelizmente, continua disponível apenas para usuários do Windows XP/Vista. Usuários de Macs têm que se contentar com um simples uploader para o Picasa Web Albums e, ao que tudo indica, não virão novidades nesse sentido. O Google parece estar satisfeito com o que a Apple já oferece aos macmaníacos via o iPhoto e o Aperture.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

iPhone “Pay & Go” chega dia 16 ao Reino Unido

Próx. Post

Primeira versão beta do Firefox 3.1 é adiada por três semanas

Posts Relacionados