O melhor pedaço da Maçã.

Pedido de patente da Apple mistura multi-touch com voz, visão e reconhecimento facial

A Apple está trabalhando em uma tecnologia multi-touch que incorporará dados de voz e dados visuais no controle de sistemas para seus aparelhos, de acordo com um novo pedido de patente revelado hoje pelo US Patent & Trademark Office, intitulado Multitouch Data Fusion.

Publicidade

A idéia é passar a utilizar outros sentidos humanos além do toque/tato. Em uma determinada implementação, a voz poderia ser utilizada para modificar propriedades de um objeto tocado pelo usuário. Já um editor visual poderia permitir que o usuário ditasse mudanças de cor para um objeto selecionado com o seu dedo, enquanto um processador de textos possibilitaria a seleção de palavras com os dedos, mas a troca de tipografias pela voz.

A tecnologia proposta também utilizaria câmeras e/ou outros sensores visuais para reconhecer, inteligentemente, as intenções do usuário a partir da sua visão e/ou foco ocular em determinado objeto na tela. Até mesmo o humor e as expressões faciais da pessoa influenciariam o comportamento de softwares: um usuário frustrado rapidamente “diria” ao computador que este está interpretando um comando erroneamente, afirma a Apple.

Informações adicionais poderiam vir de dados ainda mais avançados, gerados a partir da “pegada” do usuário, desde modificações de objetos manipulados a partir do ângulo e movimentação dos dedos, até o tamanho dos dedos e mãos e dados biológicos, como a sua temperatura corporal ou seus batimentos cardíacos.

Publicidade

A Apple não restringe as possibilidades desses sistemas e afirma que a tecnologia poderá ser utilizada em telefones celulares, computadores e PMPs (portable media players, como o iPod), além de outros aparelhos. A patente comenta, porém, que a câmera utilizada para captação de aspectos visuais poderia ser a iSight embutida em MacBooks, MacBooks Pro, iMacs ou displays independentes com câmeras embutidas.

Publicidade

Os inventores listados são Wayne Westerman e John Elias, fundadores da FingerWorks, uma das firmas pioneiras no desenvolvimento de soluções multi-touch, adquirida pela Apple no início de 2005 — principalmente com o iPhone em vista, é claro.

[Via: Electronista.]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Dica: defina a ordem das imagens visualizadas pelo Quick Look

Próx. Post

Google Chrome vs. Mozilla Firefox: round 2!

Posts Relacionados