O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Apple admite que britânico inventou o iPod em 1979

Um britânico que deixou a escola aos 15 anos é o grande inventor do iPod — segundo palavras da própria Apple e conforme divulga o Mail Online. Seu nome é Kane Kramer; hoje, ele está com 52 anos de idade.

Publicidade

A tecnologia, concebida em 1979, é a base que torna possível o tocador digital de músicas da Maçã. Kramer, porém, nunca recebeu 1 centavo por sua invenção, e o pior: pai de três filhos, está passando por dificuldades financeiras que o obrigaram a vender sua casa no ano passado e se mudar para uma acomodação alugada.

Documentos levados pela Apple para defesa de um processo na justiça norte-americana revelaram quem é, de fato, o pai do iPod. A Burst.com alegava que a Apple usa algumas das suas tecnologias patenteadas no iPod e exigia uma parte nos lucros. Para rebater as acusações, Kramer compareceu ao tribunal para dar credibilidade à defesa da Maçã.

A invenção de Kramer — da época que ele tinha apenas 23 anos de idade — chamava-se IXI e conseguia armazenar 3,5 minutos de músicas num chip. Ele já sabia, todavia, que ampliar a capacidade do aparelho era apenas questão de tempo. Um dos seus rascunhos mostra um tocador do tamanho aproximado de um cartão de crédito, com uma tela retangular e um menu central para seleção de faixas — lembra-te algo?

Kramer registrou sua idéia e até mesmo fundou uma companhia para desenvolvê-la. Porém, em 1988, após uma reorganização interna na empresa, ele não conseguiu juntar as 60 mil libras esterlinas necessárias para a renovação da sua patente em 120 países. Desta forma, a tecnologia entrou em domínio público.

Publicidade

Após o apoio de Kramer no tribunal, o caso da Apple com a Burst.com foi resolvido de forma confidencial e extra-judicial. “Para ser sincero, fiquei muito contente que finalmente algo que eu fiz e que se tornou um grande sucesso, mudando a indústria da música, foi reconhecido. Fiquei muito emocionado com isso tudo”, afirmou ele, que agora tenta alguma compensação pelos direitos dos desenhos apresentados.

Desde o lançamento do primeiro iPod, em 2001, a Apple já vendeu mais de 163 milhões de unidades. Hoje em dia, cerca de 100 iPods são vendidos por minuto em todo o mundo.

Publicidade

Kramer revelou que está trabalhando em uma invenção que acredita ser maior do que o iPod. Chamada de Monicall, ela permitirá que pessoas gravem chamadas telefônicas e as enviem para diversas pessoas via um arquivo de áudio. “Ela acelerará acordos comerciais e proporcionará um registro barato de discussões e acordos. Um negócio será feito pelo telefone e pronto — um arquivo de áudio será enviado para ambas as partes em menos de 30 segundos.”

[Dica do Renê Fraga, obrigado!]

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior

Desabilite os detectores de dados no Mail

Próximo Artigo

Microsoft aposta em nova campanha com Seinfeld e Gates: "foi só pra quebrar o gelo"

Posts Relacionados