O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

HP ganha desafio em design da Walmart; cria notebook “amigo da natureza”

A Walmart lançou no ano passado o Walmart’s Home Entertainment Design Challenge, um desafio para todos os seus fornecedores de produtos eletrônicos destinados ao consumidor para que estes repensassem o design de seus produtos e de suas embalagens/caixas de transporte, de forma a reduzir drasticamente o impacto ambiental.

Publicidade

Mais de 30 empresas — entre elas a Lexmark International, Sanyo Electric e Philips Electronics — toparam participar do desafio — finalizado recentemente —, com a Hewlett-Packard sendo anunciada a grande vencedora. Os produtos participantes foram avaliados com base em três critérios: design, inovações no produto que reduziriam o impacto ambiental e o design de embalagem, que facilitaria a reciclagem, reduziria a quantidade de lixo criado e reduziria ou eliminaria o uso de materiais tóxicos.

O produto campeão da HP, o Pavilion dv6929 Entertainment Notebook, demonstrou o comprometimento da companhia em reduzir o impacto ambiental causado pelos computadores pessoais. O projeto da HP conseguiu reduzir em 97% o material utilizado em sua embalagem e ainda reduzir o consumo de combustível e a emissão de CO2, ao otimizar o seu transporte.

Para vender o seu notebook Pavillion, a HP substituiu sua embalagem tradicional de papel e o isopor protetor pela HP Protect Messenger Bag, uma bolsa de transporte bem bacana feita 100% de materiais reciclados, o que permitiu uma redução drástica da quantidade de material utilizado e no tamanho das embalagens e, ao mesmo tempo, manteve a proteção necessária ao produto.

Publicidade

O notebook, todos os seus acessórios, cabos, bateria e manuais são expostos nas prateleiras das lojas da Walmart e Sam’s Club dentro da Messenger Bag. Ao realizar a compra, o consumidor já poderá sair transportando seu novo computador da mesma forma que o usará posteriormente. Com essa medida, a HP está ajudando seu público consumidor a fazer uma escolha mais responsável, que prejudicará menos a natureza e o meio ambiente ao eliminar o papelão, espuma e plástico que normalmente são utilizados nas embalagens de eletrônicos.

Para o transporte realizado por caminhões, três Messenger Bags são colocadas dentro de uma única caixa simples de papelão, o que ajudou a reduzir absurdamente o espaço utilizado por essas caixas. Só para se ter uma idéia da economia, eliminou-se um em cada cinco caminhões necessários para o transporte dos notebooks — uma senhora economia.

O HP Pavilion dv6929 Entertainment Notebook com a HP Protect Messenger Bag já está disponível por US$798 apenas em cerca de 1.700 lojas da Walmart ou em uma das 594 lojas do Sam’s Club nos Estados Unidos.

Publicidade

Eu achei essa uma excelente iniciativa por parte de ambas as empresas: da Walmart, por incentivar seus fornecedores a oferecerem mais produtos “amigáveis ao meio ambiente”, e da HP, por proporcionar ao seu consumidor uma escolha que está dentro das suas ideologias. Parabéns a ambas, e que outras sigam o mesmo caminho. 😀

[Via: GeekSugar.]

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior

Joost tentará sobreviver migrando do modelo desktop para uma versão web

Próximo Artigo

Mac é Pop: aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro [atualizado]

Posts Relacionados