O melhor pedaço da Maçã.

Após compra da PA Semi, Apple desenvolve chip ARM para futura geração de iPhones

O New York Times publicou hoje cedo um artigo revelando que a Apple está, de fato, trabalhando em um processador ARM próprio para o iPhone. Se verídica, a informação esclarece especulações sobre a aquisição da PA Semiconductors no início deste ano, e anúncios relacionados por ambos Steve Jobs e ARM.

Publicidade

A revelação (pasme!) veio através de um perfil do site social Linkedin. Ex-engenheiro da PA Semi, Wei-han Lien coloca-se hoje como “Gerente Sênior de Arquitetura de Chips de CPU na Apple” e suas especialidades incluem arquitetura/micro-arquitetura e verificação de microprocessadores de alta performance. De acordo com seu perfil, seu cargo atual é gerenciar “o time de arquitetura de CPU ARM do iPhone.”

A Apple já usa hoje diversos processadores ARM nos iPhones, mas após a aquisição da PA Semi Steve Jobs revelou que ela passaria a trabalhar em chips customizados para seus gadgets portáteis. Rumores chegam a apontar a Apple como a empresa que teria licenciado uma grande arquitetura da ARM, abrindo portas para um controle muito mais profundo do design dos seus produtos. Além de reduzir custos, a Apple poderá explorar uma série de vantagens competitivas, com tal responsabilidade em mãos.

Publicidade

Com uma variante ARM própria, a Apple terá a possibilidade de criar um processador que atenda exatamente às necessidades de futuros iPhones e iPods, incluindo o suporte a funções touch-screen, Click Wheel e outras. Reduzindo o número de componentes em cada aparelho, a companhia cortará bastante seus custos de produção. Além disso, o controle contribui para os esforços da companhia em não deixar “vazar” quaisquer informações sobre produtos futuros — possibilidade esta que aumenta a partir do momento em que você precisa trabalhar com um fornecedor de chip terceirizado.

[Via: MacRumors.]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

A história da Apple em fotos e vídeos no Capzles

Próx. Post

Google lança Gears para o Safari oficialmente

Posts Relacionados