O Rafael já nos mostrou atalhos diversos que facilitam na hora de realizar uma captura de tela (a famosa screen-shot) — pra quem preferir, tem até uma vídeo-aula que ensina todos os truques que você precisa saber.
Desde a introdução do Mac OS X Tiger, a Apple definiu o formato padrão de imagens capturadas para o PNG, que fotografa telas com as sombras e transparências (mantendo sua camada alpha). Porém, muitas pessoas preferem (ou precisam) utilizar outro formato como padrão, e para isto existem várias opções: BMP, PDF, TIFF, PSD etc. Para fazer a mudança, basta digitar o seguinte comando no Terminal (onde está pdf
, basta substituir pelo formato desejado):
Também existem alguns vários programas por aí que possuem a habilidade de mudar o formato padrão mas que, normalmente, é preciso fazer log out ou reiniciar o sistema após cada mudança. Alguns deles são shotChoice, o SCIT (Screen Capture Image Type) e o Onyx.
Mas a melhor maneira de todas que já vi por aí para modificar o formato padrão das imagens é via uma preferência de sistema criada pelo pessoal da EGO Systems: a Screenshots Preference Pane.
Esta preferência de sistema permite não só definir outro formato, como também pode definir uma pasta na qual as imagens serão salvas após serem capturadas. E o melhor de tudo é que não precisa fazer log out ou reiniciar o sistema para que as definições sejam alteradas: basta clicar no “Save” e pronto!
A Screenshots Preference Pane é compatível com o Mac OS X 10.4 ou superior. Como ela é um shareware, uma pequena quantia de US$2 é sugerida como pagamento, caso você decida usá-la. O download é super rápido, pois pesa apenas 679KB.