O melhor pedaço da Maçã.

Preferência de sistema ajuda a configurar o formato de arquivo na captura de tela

O Rafael já nos mostrou atalhos diversos que facilitam na hora de realizar uma captura de tela (a famosa screen-shot) — pra quem preferir, tem até uma vídeo-aula que ensina todos os truques que você precisa saber.

Publicidade

Desde a introdução do Mac OS X Tiger, a Apple definiu o formato padrão de imagens capturadas para o PNG, que fotografa telas com as sombras e transparências (mantendo sua camada alpha). Porém, muitas pessoas preferem (ou precisam) utilizar outro formato como padrão, e para isto existem várias opções: BMP, PDF, TIFF, PSD etc. Para fazer a mudança, basta digitar o seguinte comando no Terminal (onde está pdf, basta substituir pelo formato desejado):

[code lang=”c”]defaults write com.apple.screencapture type pdf[/code]

Também existem alguns vários programas por aí que possuem a habilidade de mudar o formato padrão mas que, normalmente, é preciso fazer log out ou reiniciar o sistema após cada mudança. Alguns deles são shotChoice, o SCIT (Screen Capture Image Type) e o Onyx.

Mas a melhor maneira de todas que já vi por aí para modificar o formato padrão das imagens é via uma preferência de sistema criada pelo pessoal da EGO Systems: a Screenshots Preference Pane.

Janela de preferência do Screenshot
Janela de preferência do Screenshot

Esta preferência de sistema permite não só definir outro formato, como também pode definir uma pasta na qual as imagens serão salvas após serem capturadas. E o melhor de tudo é que não precisa fazer log out ou reiniciar o sistema para que as definições sejam alteradas: basta clicar no “Save” e pronto!

A Screenshots Preference Pane é compatível com o Mac OS X 10.4 ou superior. Como ela é um shareware, uma pequena quantia de US$2 é sugerida como pagamento, caso você decida usá-la. O download é super rápido, pois pesa apenas 679KB.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple disponibiliza Security Update 2008-006 e WebObjects Update 5.4.3

Próx. Post

HP quer desbancar Microsoft, livrar-se do Windows e poderá competir com a Apple

Posts Relacionados