Uma pesquisa pré-lançamento bem que apontou isso. As vendas podem ter começado bombando (cerca de 200 mil unidades foram comercializadas só nos dois primeiros meses), mas as últimas informações indicam que o iPhone não está indo bem no mercado japonês.
De acordo com o Wall Street Journal, mesmo com as imensas filas de lançamento e estoques esgotados nos primeiros dias de chegada do aparelho ao país, a estimativa é de que a demanda do produto no Japão tenha caído para um terço do que era previsto inicialmente, e a tendência é que continue em declínio. Unidades de iPhones 3G estão sobrando em lojas da Apple e da Softbank, operadora parceira da Maçã no país.
Apesar da Softbank — que possui 19,5 milhões de assinantes — afirmar que o iPhone continua popular, a explicação para tamanha dificuldade da Apple penentrar o mercado japonês é composta de dois aspectos básicos: o primeiro, é claro, o elevado preço do aparelho; o segundo, conforme pesquisas preliminares, é o fato de que o Japão é o centro de ebulição dos aparelhos mais avançados e sofisticados do mundo (3G lá é algo tão comum quanto comer com hashi), o que gera uma concorrência que a Apple não experimenta em nenhum outro lugar.
Se os preços do iPhone 3G no Brasil forem estes mesmo, não duvido nada que algo semelhante ocorra…