O melhor pedaço da Maçã.

Esclarecimento sobre a franquia de dados dos planos de banda larga da GVT

Após termos sido alertados por alguns dos nossos leitores, o MacMagazine confirmou com a assessoria de imprensa da GVT que, de fato, tal como divulgamos ontem, a operadora não cobra adicional por franquia de banda e nem reduz a velocidade após ela ter sido atingida.

Publicidade

Como você pode ver pela imagem acima, o site da GVT realmente indica a existência de franquia (no exemplo, seriam 60GB/mensais para o plano de 5Mbps), porém ela não é aplicada aos clientes. De acordo com a empresa, ela serve unicamente para coibir a prática de fraudes.

O que muitas vezes acontece — e que foi inclusive discutido entre nós, na coletiva para a imprensa de ontem — é clientes contratarem planos de 10 ou 20Mbps num prédio, por exemplo, e entre os moradores fazerem revenda de planos menores. Esta prática, sim, é ilegal e, justamente a partir do controle de consumo médio mensal, a operadora pode identificar alguma anormalidade neste sentido. “Quando é verificada a ação de fraude, a franquia é cobrada”, explicam.

Publicidade

Os clientes que mantiverem um consumo normal e legal de banda não têm que se preocupar com cobranças de franquias excedentes. A GVT deixa claro, inclusive, de que seus consumidores têm total direito de compartilharem uma conexão dentro de sua residência com quantos computadores quiserem (via cabo ou via Wi-Fi) — isto não é proibido e não caracteriza fraude, tal como a descrita no parágrafo anterior.

O Velox, da Oi, não cobra franquia porque sua velocidade — pelo menos em Salvador — não passa de 1Mbps. Desta maneira, a revenda de conexão não faz tanto sentido e, ainda que fosse praticada, o consumo nem sequer conseguiria atingir níveis muito altos, devido às limitações da conexão. Com planos de até 20Mbps — como os praticados pela GVT —, a coisa realmente muda de figura.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Safari entra forte na briga de JavaScript com o SquirrelFish Extreme

Próx. Post

iPhone Dev Team libera QuickPwn 2.1 para Windows

Posts Relacionados