O melhor pedaço da Maçã.

Idéia inicial da Apple era colocar o Opera como browser do iPhone

Apesar de ser um tanto esquecido pela maioria dos internautas, o Opera é um excelente browser multi-plataforma e quase tão veterano quanto o Microsoft Internet Explorer: sua primeira versão chegou ao mercado em 1996.

Publicidade

De acordo com uma matéria do Valleywag, a idéia inicial da Apple era colocá-lo como o navegador do iPhone mas, após seis meses de negociações, ela teria desistido porque a Opera não estava aceitando uma cláusula de exclusividade imposta por ela. Se a Opera iria trabalhar num browser portátil, que este pudesse ser distribuído para qualquer fabricante de dispositivos móveis.

É claro que, na ocasião, a Opera não tinha noção do sucesso que o iPhone se tornaria e do tamanho da fatia do mercado de navegadores portáteis ele conquistaria. Do jeito que conhecemos a Apple e Steve Jobs, o simples fato de não terem conseguido um acordo deve ter dado um gás enorme no desenvolvimento do Safari Mobile, só para deixar bem claro de que ela não precisa de ninguém pra fazer algo duca.

No final das contas, o máximo que a Opera conseguiu foi colocar o seu browser no videogame Nintendo Wii. Quando a Apple anunciou o iPhone SDK, até cogitou-se a possibilidade de um Opera Mini para o iPhone, mas eu duvido muito que a Apple aceitasse a chegada de qualquer navegador concorrente na App Store, por isso nem se fala mais no assunto (ou de um Firefox para iPhone, idem).

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=ykEPLODluRw[/youtube]

Mas ela bem que tentou, vai:

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=Jh85v_-uY8k[/youtube]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

NBC registra mais de 1 milhão de downloads após sua volta à iTunes Store

Próx. Post

Após lançar seu iPhone Banking, Bradesco promove aparelho em parceria com a Claro

Posts Relacionados