O melhor pedaço da Maçã.

Apple revela Keyframer, ferramenta de IA que anima imagens estáticas

Shutterstock.com
Empresário inteligente digitando dados financeiros no celular com gráfico futurista de gráfico de ações, mercado de bolsa de valores de investidores de negócios e fundo de ideias de tecnologia digital de moeda criptográfica

Após lançar um modelo de inteligência artificial para edição de imagens, a Apple revelou mais uma ferramenta de IA, a Keyframer — a qual foi apresentada em um artigo [PDF]. A mais nova criação da empresa é capaz de animar imagens estáticas a partir de comandos, uma área pouco explorada em soluções de IA até então, superando o desafio de descrever movimento em linguagem natural.

Publicidade

A Keyframer não é um modelo de IA em si; ela faz uso de um largo modelo de linguagem (LLM, na sigla em inglês) — o GPT-4, no caso do estudo — capaz de gerar o código para realizar a animação em CSS a partir de uma imagem em formato SVG e um comando.

É possível refinar o resultado editando o código ou adicionando novos comandos após o inicial, algo necessário considerando a complexidade das animações e a dificuldade de se expressar exatamente o desejado em apenas um comando.

As imagens abaixo, presentes no artigo, mostram exemplos de uso da Keyframer. Pode-se, por exemplo, fazer estrelas “brilharem” em movimento, assim como fazer nuvens e um foguete se moverem em direções e de maneiras específicas.

Um ponto central da ferramenta é a combinação do software automatizado com a possibilidade de o usuário fazer ajustes até chegar ao resultado esperado. Essa questão foi destacada por profissionais da animação entrevistados pela empresa no processo de desenvolvimento da Keyframer. Um deles, inclusive, disse que a ferramenta é bastante rápida, realizando ações que levariam horas de forma rápida.

Publicidade

O estudo no qual a solução foi apresentada mostrou que pessoas da área de animação preferem uma usabilidade mais “decomposta”, adicionando comandos para animar diferentes elementos individualmente, aos poucos. Essa ideia permitiu que a empresa adaptasse os objetivos da pesquisa gradualmente em resposta aos resultados da IA.

Dessa forma, pode-se refinar as animações com comandos sequenciais, sem necessariamente atingir o resultado desejado apenas com o primeiro prompt. Combinando a edição com a inovação da ferramenta, pode-se tirar proveito da agilidade do software sem prejuízo à criatividade.

Publicidade

A Keyframer tem um grande potencial de popularizar a animação, oferecendo a possibilidade de fazê-lo de maneira fácil mesmo para quem não tem um conhecimento avançado na área. É possível que a tecnologia seja incorporada nos sistemas da Apple no futuro, assim como deverá ocorrer com outras ferramentas de IA no iOS 18.

via VentureBeat

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Vision Pro já conta com mais de 1.000 aplicativos nativos em sua App Store

Próx. Post

Apple TV+ anuncia nova série dramática “Prime Target”, com Leo Woodall

Posts Relacionados