por AJ Freire (@nerdpai)
A inauguração da mais nova MyStore do Shopping Anália Franco (na Zona Leste de São Paulo), ocorrida nesta quinta-feira (29/10), foi na “vibe” — por assim dizer. A banda Replace foi convidada pela Apple para a ocasião, o que acabou puxando centenas de jovens para as portas da MyStore — evidentemente, a maioria deles só estava interessada na banda.
Com as cortinas ainda fechadas, os seguranças lutavam para segurar a multidão. Na hora H, todos os funcionários da loja, de mãos dadas, gritavam “MyStore” numa espécie de grito de guerra à la “2001: Uma Odisseia no Espaço”. O DJ JacJunior era quem comandava a comemoração, que culminou na abertura das cortinas.
No começo, não achei que aquela banda fosse uma boa para um evento de inauguração de uma revendedora Apple. Desejar um Coldplay também é um pouco demais, mas até que a coisa deu certo! Os jovens da banda acabaram sendo levados para um cercadinho fora da loja, para onde atraíram toda a molecada que não estava interessada na MyStore em si, deixando o ambiente interno livre para consumidores e macmaníacos.
Assim como suas duas lojas “irmãs” (uma no Shopping Ibirapuera e a outra no Shopping Iguatemi de Campinas), a MyStore do Anália Franco segue a identidade visual bem próxima de uma Apple Retail Store oficial, com uma arrumação interna clean e funcional. Todos os produtos ficam dispostos de forma a “convidar” o usuário a testá-los. Interessante notar que os móveis utilizados não são mais de madeira, e sim de um novo material mais amigável ao meio ambiente. Bacana.
A MyStore conta com todas as linhas de produtos da Apple: iMacs, MacBooks, Macs mini, iPods, iPhones, AirPorts, Time Capsules, acessórios diversos, periféricos variados e até o Apple TV, que não é comercializado oficialmente pela Apple no Brasil. Conversei com o Rodrigo Sé, diretor geral da MyStore, que me explicou que sua rede acredita no potencial do produto, mesmo sem a possibilidade de compra/aluguel de filmes no país, já que não dispomos de uma iTunes Store.
Ao contrário do que muitos poderiam esperar, esta nova MyStore não possui um espaço dedicado para workshops. Em vez disso, explicou-me o Rodrigo, a direção da rede preferiu explorar o espaço ao máximo para produtos, proporcionando uma experiência melhor e mais confortável para consumidores, que poderão interagir com as máquinas durante as aulas/palestras promovidas pela rede.
O WeFix funcionará normalmente por lá, porém. O serviço visa a cobrir um buraco em manutenção no mundo Apple brasileiro: qualquer Mac, antigo ou novo, pode ser levado à MyStore, independentemente de ter sido comprado aqui ou no exterior (inclusive produtos em garantia). A ideia da MyStore não é vender produtos, e sim soluções. A empresa quer se tornar referência pelos serviços que presta em terras tupiniquins.
Até 1º de novembro, a MyStore do Anália Franco está com descontos bem bacanas: 10% à vista ou 12 vezes sem juros em todos os produtos. Um modelo está com condição especialíssima, porém: trata-se do MacBook branco antigo, que sai por R$2.300 à vista. Os novos Macs só deverão chegar a partir da segunda quinzena de novembro, mas iMacs e Magic Mouses provavelmente só em dezembro, após a homologação da Anatel.
Durante todo o tempo que fiquei na loja, ela estava bem cheia. Havia diversos casais pesquisando preços, olhando e brincando com os produtos. Em uma hora apenas, a MyStore conseguiu vender 18 Macs. Para o mercado brasileiro, isso é um baita sucesso!
Boa sorte à MyStore, e que continuem fazendo um ótimo trabalho!