O melhor pedaço da Maçã.

iTunes com acessiblidade total para o deficiente visual

Mais uma vez, a Apple sai na frente e mostra preocupação com a inclusão social. Ela fechou um acordo com o estado de Massachussets e com a National Federation of the Blind (a Dorina Nowill deles) para ajudar na fabricação de material educacional na iTunes U, que será oferecido para estudantes portadores de deficiência visual.

Publicidade

Nesse acordo, a Apple se compromete a oferecer total acessibilidade para os cegos até 30 de dezembro no iTunes e, até 30 de junho de 2009, em toda a iTunes Store. A Maçã conta com a tecnologia VoiceOver — desenvolvida no Mac OS X Leopard — para tornar possível um usuário com deficiência visual fazer sua conta na iTunes, acessar o conteúdo da iTunes U (para quem não conhece: trata-se de um projeto da Apple que utiliza a estrutura da iTunes Store para distribuição gratuita de conteúdo educacional por universidades e grandes escolas), comprar álbuns e alugar filmes, tanto no PC como no Mac.

Antes desse acordo, a Apple já demonstrava preocupação com o público deficiente pois, além de oferecer o VoiceOver no sistema operacional, adicionou suporte a braille no Leopard e à reprodução com Closed Caption nos novos iPods e na Apple TV. Ela também dá suporte para legendas no material produzido para a iTunes.

Publicidade

Quanto ao iPod, o nano 4G já vem com a possibilidade de navegação com áudio e, além da alternativa de usar uma fonte maior, o novo hardware possibilita opções blind-friendly como: função de apenas balançar o iPod para mudar de música, novos headphones com microfone integrado (para receber comandos de voz do usuário) e com controles táteis no cabo.

O acordo inclui, além da acessibilidade, a doação de US$250 mil para o Massachussets Comission for the Blind, comissão voltada para assuntos dos deficientes visuais naquele estado norte-americano.

[Via: 9to5Mac.]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Além do iPhone, brasileiros têm também o Apple Phone

Próx. Post

RunKeeper: concorrente do Nike + iPod usa GPS do iPhone 3G

Posts Relacionados