O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Criadora do TinEye, a Idée possui alguns sistemas revolucionários em desenvolvimento

No final de maio, publicamos aqui no MacMagazine a dica do TinEye (que, por sinal, está fora do ar, em reformulação), um sistema de buscas de imagens totalmente diferente do que estávamos acostumados a usar. Não sei vocês, mas ele já me ajudou bastante em alguns momentos nos quais precisei exatamente da funcionalidade que proporciona.

Publicidade

O que eu não sabia é que o TinEye é desenvolvido pela Idée, uma empresa que já possui um portfólio de produtos/serviços/sistemas impressionante, inclusive com alguns em teste, num laboratório à la Google, que são de cair o queixo.

PixID: utiliza o sistema de reconhecimento de imagens da Idée para identificar o uso de imagens de bancos em publicações de entretenimento e veículos de mídia. O sistema é tão avançado que consegue destacar apenas partes de imagens, fotos invertidas, tonalidades modificadas e até textos e/ou outros elementos gráficos sobrepostos.

Publicidade

Multicolour Search: através de uma simples paleta de cores, você pode fazer buscas por tonalidades em todo o banco de fotos do Alamy ou do Flickr. Selecione duas ou mais cores diferentes para especificar ainda mais a sua busca, ou repita uma determinada cor para procurar por fotos onde ela seja predominante em relação às outras escolhidas.

Visual Search Lab: mais um baseado na tecnologia Piximilar na Idée, este busca imagens semelhantes visualmente e pode retornar resultados ainda mais precisos através da combinação de tags comuns. O serviço em si funciona com base no banco do Alamy, mas o BYO Image Search Lab já permite que você envie sua própria foto para indexação de similares.

Confira como a tecnologia pode ser usada para oferecer um recurso ainda mais avançado de busca e filtragem de fotografias em bancos de imagens online:

Projetos como esses não poderiam passar despercebidos, é claro. Entre as empresas com as quais a Idée já está trabalhando, estão a Adobe, Agence France–Presse (AFP), Associated Press, Digg, Getty Images, Masterfile, European Pressphoto Agency (EPA) e muitas outras. Simplesmente demais!

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior

Facebook lança versão 2.0 do seu aplicativo na iPhone App Store

Próximo Artigo

Chegada do iPhone promove aumento expressivo no acesso à web pelo celular

Posts Relacionados