O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Patente revela extensão do Quick Look para o cursor do mouse no Finder e para o Safari

Um pedido de patente da Apple publicado hoje pelo US Patent and Trademark Office revela informações sobre uma possível expansão da tecnologia Quick Look, apresentada no Mac OS X Leopard.

Publicidade

O que a Apple pretende é estender essa tecnologia para o cursor do mouse, que passaria a oferecer um pequeno preview do conteúdo de determinados arquivos e permitir algumas opções adicionais no Finder, quando o usuário o posicionasse sobre ele (mouse-over).

Caso o sistema não fosse capaz de exibir uma previsão do conteúdo de um documento por meio do cursor — seja devido ao tamanho em disco ocupado por ele ou por não haver um aplicativo capaz de gerar essa possibilidade –, um ícone do arquivo com alguns metadados ainda seria exibido, sem desperdiçar o espaço na tela.

Publicidade

Diferente do que parece, esse recurso não substituiria ou modificaria o atual objetivo do Quick Look. De um ponto de vista mais complexo, seria um complemento dessa tecnologia, exibindo, em conjunto com a previsão do documento, algumas opções contextuais, como enviá-lo por email ou escolher o aplicativo com que queira abri-lo, caso haja mais de um na máquina que possa fazê-lo.

Outra novidade apresentada pela patente refere-se ao Safari, onde a Apple implantaria o recurso semelhante ao Quick Look para os hyperlinks na internet. No exemplo a seguir, ao posicionar o cursor do mouse sobre um link de exemplo, o navegador automaticamente gera uma miniatura de previsão da página.

Essas novidades podem aparecer como novos recursos na próxima versão do Mac OS X, prevista para o ano que vem. Vale lembrar que permitir operações no Finder usando o cursor do mouse combinaria muito bem com o Quick Look direto nos ícones, do qual já falamos anteriormente, e também deve surgir no Snow Leopard.

[Dica do Junior Santos, obrigado!]

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior

O iPhone 3G está mesmo caro no Brasil?

Próximo Artigo

Vídeo: time-lapse da homepage do Google

Posts Relacionados