O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Professor da USP inventa sistema de hotspot Wi-Fi solar

Foto: Ed Kohler (Flickr)

Quem diria! Marcelo Knörich Zuffo é um professor da Universidade de São Paulo (USP) que inventou recentemente um sistema de hotspot Wi-Fi solar — isso mesmo, sem a necessidade de uma conexão à internet, eletricidade ou montagem especial para funcionar. Ele é acoplado no topo de postes de luz:

Publicidade
Foto: Ed Kohler (Flickr)
Foto: Ed Kohler (Flickr)

O projeto, de baixíssimo custo, pretende popularizar o acesso à web para comunidades necessitadas. A idéia é nivelar o campo de trabalho econômico, criando inúmeros benefícios para pessoas que nunca poderiam pagar por um acesso via banda larga — ainda mais com os preços absurdos cobrados no Brasil.

Marcelo explica sua invenção:

Tivemos a idéia de extrair a energia mais abundante e barata — o Sol — e tentarmos transformá-la em bits. Temos um painel solar, uma bateria de motocicleta barata e um circuito responsável pelo gerenciamento da energia. Podemos obter até dois dias de cobertura total de internet e o nosso objetivo é aumentá-la para 10 dias — proporcionando internet de graça mesmo em temporadas de chuva e/ou durante o inverno. O plano é miniaturizar o sistema, de forma a baixarmos os custos. No futuro, imagine essa gama de placas solares Wi-Fi do tamanho de um telefone celular ou uma carta de baralho.

Em uma palavra? Incrível. Parabéns, Marcelo! 😉

[Via: EcoWorldly.]

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior

Já existe um emulador para quem ainda não pôde por as mãos no T-Mobile G1

Próximo Artigo

Parece que o webmail do Terra continua com sérios problemas de segurança

Posts Relacionados