Criador do Think Secret publica texto falando sobre mudanças na conduta judicial da Apple

Criador (aos 13 anos de idade) do famoso site de rumores Think Secret, Nicholas Ciarelli (aka Nick dePlume) acredita que a Apple “jogou a toalha” no que diz respeito à forma como trata “vazamentos” de informações confidenciais. Segundo ele, as ações dos advogados da Maçã estão bem mais suaves, hoje em dia.

Publicidade

Nick observou a tendência enquanto se comunicava com diversos veículos. Jeremy Horwitz, por exemplo, editor-chefe do iLounge, afirma que a Apple mudou, “provavelmente devida à péssima repercussão que seus processos geraram, frustrações seguidas ao não-identificarem as fontes das informações, além de que cartas de remoção acabavam confirmando produtos reais.”

Em seu artigo, ele — que foi processado e terminou fechando o site Think Secret em um acordo no qual não revelou suas fontes — lista alguns exemplos de ações judiciais aplicadas pela Apple no passado, incluindo o seu próprio caso quando divulgou informações sobre o Mac mini duas semanas antes dele ser lançado.

Publicidade

Hoje em dia, as coisas parecem ter mudado, principalmente pelo fato de que esses leaks passaram a ser publicados em sites de grande alcance, ao invés de publicações de pequeno porte, criadas por fãs da empresa. “Atualmente, rumores são postados constantemente por grandes veículos de notícias como o Engadget, do grupo AOL, enquanto fotos internas de novos iPods nano surgiram primeiro no blog de Kevin Rose, fundador do popular agregador de notícias Digg”, lembra Nick.

Arnold Kim, diretor do MacRumors, concordou com a conclusão de Nick, afirmando que rumores são bastante positivos para a Apple — uma forma de divulgação gratuita que empresas do mundo todo sonhariam em ter.

Posts relacionados

Comentários

Carregando os comentários…